OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Você sabe o que é Canelite?

03/01/2019A Canelite, lesão conhecida cientificamente como síndrome do estresse tibial medial é uma inflamação que afeta muitos atletas.

Você sabe o que é Canelite?

Ao sentir dor na região da tíbia durante uma corrida inicialmente pode ser suportável, mas com decorrer da atividade esportiva essa dor tende a aumentar por se tratar de Canelite, uma lesão conhecida cientificamente como síndrome do estresse tibial medial. A patologia acomete geralmente praticantes de atividades físicas, principalmente os corredores.

Segundo o Ortopedista e Traumatologista, Rodrigo Menezes de Oliveira, a lesão surge quando ocorre uma inflamação da membrana que envolve a tíbia. As causas geralmente estão relacionadas ao treino de corrida, entre elas: início repentino da prática de atividade física com alta intensidade, técnica inadequada de corrida, alterações da pisada, corrida em terreno irregular e em asfaltos, e uso de calçados inadequados ou desgastados.

Entre os sintomas da Canelite estão: dor na canela, sobretudo no início e final do treino, dificuldade para caminhar, apresentação de inchaço e vermelhidão na região lesionada.

Dr. Rodrigo explica que o diagnóstico é realizado pela história clínica do paciente e exames por imagem, como radiografias que também são realizadas para descartar fraturas e outras causas de dor.

Depois de conhecer a origem da dor inicia-se o tratamento com compressas de gelo e anti-inflamatórios para alivio dos sintomas. Orienta-se repouso para que os tecidos se recuperem. O ortopedista explica que após a fase inicial de tratamento é essencial revisar o plano de treino de corrida e a realização da fisioterapia com alongamento e fortalecimento muscular que pode contribuir para a recuperação.

Para prevenir este tipo de lesão Dr. Rodrigo afirma que a realização de aquecimento antes da atividade física, o uso de calçados adequados e fazer alongamento ao final da atividade física contribui para a flexibilidade dos músculos. “É essencial o planejamento, com aumento gradual do volume e intensidade do treino de corrida”, conclui.

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP)

Relações Públicas/Marketing

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores
Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores A Síndrome da Banda Iliotibial é o termo designado para dor na região lateral do joelho. 02/12/2019 Leia mais
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento A Vasculite é uma patologia onde existe uma inflamação dos vasos sanguíneos. 14/11/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames