OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Você cuida do seu joelho corretamente?

25/10/2017O Ortopedista e Traumatologista especialista em joelho, Dr. Luciano Dias Batista, explica quais os cuidados que devemos ter com o joelho.

Você cuida do seu joelho corretamente?

Pessoas que não praticam atividades físicas regularmente e se aventuram, de vez em quando, a práticas esportivas, como: jogo de futebol, corrida na rua e trilhas, estão mais propensas a sofrerem algum tipo de lesão no joelho.

De acordo com o Ortopedista e Traumatologista de Joelho, Dr. Luciano Dias Batista, as lesões em atletas de fim de semana podem ocorrer desde uma entorse, até um trauma de maior energia, envolvendo lesões ligamentares mais sérias e fraturas. “Isto acontece pela falta de condicionamento físico, que é um fator de sobrecarga diária que compromete o rendimento e potencializa a lesão. Então devemos nos proteger realizando uma prática esportiva com uma supervisão e orientação adequada. Manter uma musculatura fortalecida e alongada”, diz.

Mas se a prevenção não foi feita o jeito é recuperar. Alguns sintomas que podem ser observados em pessoas que sofreram lesão no joelho são: dor, podendo ou não, estar associada com aumento de volume, estalido ou sensação de falseio, dependendo de quais estruturas anatômicas estejam comprometidas.

Segundo Dr. Luciano a confirmação do diagnóstico é realizada pelo exame clínico e radiografia. Em suspeitando de lesões mais graves, como lesões de menisco, ligamentos ou de cartilagem, recomenda-se a realização de Ressonância Magnética.

Depois de confirmado o diagnóstico indica-se o tratamento para cada tipo de lesão, que pode ser conservador ou por intervenção cirúrgica. Em casos de tratamento conservador, recomenda-se fisioterapia, uso de órteses e/ou infiltrações, dependendo da lesão em questão. O tratamento por intervenção cirúrgica é realizado geralmente por videoartroscopia em lesões meniscais e ligamentares. A cirurgia de osteotomia e prótese de joelho em pacientes com artrose.

O Ortopedista explica que a reabilitação do joelho pode ser de até dois meses. Mas existem tratamentos cirúrgicos, como em alguns casos de videoartroscopia, que o paciente já pode ir para casa no mesmo dia caminhando e praticamente sem dor. “A cirurgia de prótese total de joelho, por se tratar de uma cirurgia mais complexa, requer um tempo maior de internação e reabilitação”, diz.

Para evitar futuras lesões, Dr. Luciano recomenda cuidar da alimentação, praticar atividades físicas regularmente, sempre respeitando seus limites. “Em pessoas de meia idade é importante reforçar os cuidados, uma vez, que com decorrer da idade há uma perda gradual de densidade mineral óssea e degeneração da cartilagem articular, com isso, o risco de fraturas e desenvolvimento de artrose é maior”, conclui.

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP) 

Relações Públicas/Marketing

 

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores
Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores A Síndrome da Banda Iliotibial é o termo designado para dor na região lateral do joelho. 02/12/2019 Leia mais
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento A Vasculite é uma patologia onde existe uma inflamação dos vasos sanguíneos. 14/11/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames