OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento

14/11/2019A Vasculite é uma patologia onde existe uma inflamação dos vasos sanguíneos.

Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento

A vasculite é uma patologia onde existe uma inflamação dos vasos sanguíneos que pode acometer tantos vasos pequenos quantos os mais calibrosos e pode se manifestar em qualquer parte do corpo.

De acordo com o Dr. Glauco Schmitt, Reumatologista da Ortoimagem, nas Vasculites os vasos sanguíneos são invadidos por células do sistema de imunidade causando lesões e manifestações da região em que ele estiver.

A Vasculite é classificada em primária e secundária. As primeiras são raras, de causa pouco conhecida, que ocorrem quando o vazo sanguíneo é o alvo principal da doença. Sua definição se dá principalmente pelo tamanho dos vasos acometidos e pelos órgãos que são atacados. Já as vasculites secundárias são aquelas em se observa o acometimento dos vasos devido a alguma doença autoimune, infecções, neoplasias, exposição a drogas, dentre outros.

O Reumatologista explica que as principais Vasculites relacionadas aos reumatismos são: Granulomatose de Wegener, Artrite de Churg-Straus, Artrite de Takayasu, Arterite Temporal, Poliarterite nodoso, Poliangeite microscópia. Urticária auto-imune e Púpura de Henoch-Schonlein. Cada uma com características distintas, mas todas acometendo os vasos sanguíneos.

Entre os sintomas mais comuns da Vasculite são: manchas vermelhas na pele que é sinal de extravasamento de sangue, sensação de formigamento ou perda da sensibilidade da região afetada dor na articulação próxima a parte do corpo comprometida. Outros sintomas que podem surgir são: febre, perda de apetite, mal-estar, emagrecimento, dor abdominal e cansaço, além do comprometimento renal, pulmonar/respiratório, cardíaco, neurológico e gastrointestinal.

O diagnóstico da patologia é realizado pela história clínica o paciente, exames laboratoriais e por imagem, como: radiografia do tórax, ressonância magnética, ultrassonografia ou tomografia computadorizada. Estes exames são necessários para certificar-se sobre a Vasculite e auxiliar na classificação da doença, sendo muito importante para o tratamento.

Dr. Glauco diz que apesar de não se ter encontrado até o momento a cura das Vasculites o tratamento prioriza controlar a inflamação que as mesmas causam aos vasos, além de cuidar para que o sistema imune pare de atacar o próprio organismo.

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP) 

Relações Públicas/Marketing

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores
Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores A Síndrome da Banda Iliotibial é o termo designado para dor na região lateral do joelho. 02/12/2019 Leia mais
Colaboradores da Ortoimagem entregam brinquedos para 115 crianças em Tubarão
Colaboradores da Ortoimagem entregam brinquedos para 115 crianças em Tubarão A instituição beneficiada foi o Centro Educacional Infantil Caminho Feliz, localizado no bairro Bom Pastor, em Tubarão. 11/10/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames