OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Torcicolo: ortopedista faz um alerta sobre as causas e como tratar

02/07/2019Torcicolo é uma contratura muscular, levando a inclinação lateral do pescoço.

Torcicolo: ortopedista faz um alerta sobre as causas e como tratar

Passar horas em uma posição ruim ou dormir mal durante a noite pode contribuir para o surgimento de dor intensa na região do pescoço conhecida tecnicamente por Cervicalgia e popularmente por Torcicolo.

De acordo com ortopedista e traumatologista da Ortoimagem, Dr. Ilton Ghisi Bristot, o Torcicolo é uma contratura muscular, levando a inclinação lateral do pescoço. Em alguns  casos pode se espalhar para a musculatura dorsal.

O especialista diz não se trata de uma doença, mas sim, um sintoma, ou seja, o fato de sentir dor serve de alerta, pois algo errado pode estar acontecendo na coluna cervical.

Não existe uma causa pré-existente da contratura muscular. Mas estudos apontam para os fatores relacionados por trauma, congênito (recém nascido),  neurológico e postural.

Dr. Ilton esclarece a diferença entre os tipos de Torcicolo através dos sintomas: No Torcicolo Traumático existe a limitação dos movimentos da cabeça, associada à dor, contratura e inchaço dos músculos comprometidos. No Torcicolo Congênito o sintoma se dá com elevação do ombro e inclinação lateral e no  Torcicolo Neurológico o paciente apresenta contratura muscular, dor irradiada para a região escapular ou membro superior.

Para a pessoa que sofre com dores no pescoço com freqüência é importante que procure ajuda de um especialista o mais breve possível para melhor esclarecimento.

O diagnóstico do Torcicolo na grande maioria é realizado pelo ortopedista ou reumatologista, através de exames físicos e de imagens, como: Raio-X  e  Ressonância Magnética.

Como tratamento para o Torcicolo Congênito a fisioterapia deve ser iniciada o mais precoce possível e em caso de falha no tratamento, indica-se  procedimento cirúrgico com liberação do músculo comprometido. 

No Torcicolo Traumático o tratamento é realizado com fisioterapia para relaxamento muscular, imobilização e medicamentos. No quadro Neurológico, o tratamento depende do exame de imagem de Ressonância.

A prevenção do Torcicolo vai desde o uso de um bom colchão e com o travesseiro correto para manter a coluna alinhada, assim com a postura de dormir, evitando deitar de bruço.

Atenção no trabalho, principalmente com o uso constante de computador, gera muita contratura muscular, devendo ser realizado movimentos de alongamento com freqüência.

No momento de lazer, evite travesseiros alto ou recostar a cabeça em apoio de sofá.

Faça exercícios regularmente como: academia, pilates e outros.

Francine G. de Andrade

Jornalista (SC 04381 JP)

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Dor na perna, formigamento e dormência podem indicar Estenose do Canal Lombar
Dor na perna, formigamento e dormência podem indicar Estenose do Canal Lombar A Estenose do Canal Lombar refere-se ao estreitamento do canal ao nível da coluna por onde passam os nervos. 21/06/2019 Leia mais
Esclerose sistêmica na juventude: Saiba como conviver com a doença
Esclerose sistêmica na juventude: Saiba como conviver com a doença Dr. Glauco explica que os primeiros sintomas da doença são os danos cutâneos 19/06/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames