OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Tendinite e Bursite: doenças que atingem profissionais de diversas áreas

06/11/2018Especialista explica que conforme a atividade diária do paciente, ele vai desenvolver um tipo de tendinite.

Tendinite e Bursite: doenças que atingem profissionais de diversas áreas
Quando você visualiza uma pessoa  com tala no punho,  uma tipóia ou bota ortopédica, logo pensa, caiu, se machucou, mas o que você pode estar olhando é uma pessoa com processo inflamatório. As conhecidas tendinite e bursite. Doenças que atingem profissionais de diversas áreas.

 A tendinite e a bursite são processos inflamatórios  que possuem sintomas parecidos. A primeira é uma inflamação do tendão, caracterizada por dor aos movimentos e limitação da função. Já a segunda, é a inflamação da bursa, (bolsa que se encontra em locais onde há algum atrito entre um tendão e um osso) localizada em ombros, cotovelos, quadril e joelhos. 
Segundo o ortopedista da Ortoimagem, Willian Nandi Stipp, essas inflamações nos tendões podem surgir por diferentes motivos, exercícios repetitivos, processos traumáticos, sobrecarga e excesso de atividade. 

 Dr.Willian explica que conforme a atividade diária do paciente, ele vai desenvolver um tipo de tendinite. Exemplo disso são os jogadores de futebol, que estão mais propensos a ter processos inflamatórios nos membros inferiores, enquanto nos jogadores de tênis a tendência é desenvolver lesões nos membros superiores. “Outras profissões que podem desenvolver este tipo de lesões são: dentistas, pintores, marceneiros, eletricistas, professores e metalúrgicos”, diz.

 Não existe um sintoma especifico, mas o mais comum é sentir dor ao fazer movimento na área afetada, restrição, limitação do movimento e diminuição da força.
 De acordo com o ortopedista muitos pacientes relatam piora no período noturno e que é difícil deitar sobre o lado afetado, no caso do ombro. O paciente que apresentar os sintomas é importante que procure um médico ortopedista, pois através da história do paciente, exames físicos e por imagem, como radiografias, ultrassonografia e a ressonância magnética (RM) confirmarão o diagnóstico. “A radiografia é útil para analisar a parte óssea, enquanto a ultrassonografia e a RM avaliam partes moles como os tendões, a bursa e os ligamentos”, afirma Willian.O tratamento clínico inicialmente é realizado com repouso das atividades causadoras de dor, o uso de anti-inflamatório e aplicação de bolsas de gelo.

 Outro fator importante é a fisioterapia, pois através dela, o paciente terá o alívio da dor, como também a reabilitação nos alongamentos e reforço muscular.
 “Se após seis meses o tratamento conservador não obtiver resultado, na articulação do ombro, começamos, então a pensar em procedimento cirúrgico, que atualmente é realizado pela artroscopia”, explica o ortopedista.

Para evitar desenvolver a tendinite e a bursite Dr. Willian fala algumas medidas preventivas. Entre elas, correção da postura, bom preparo físico, equilíbrio e alongamento muscular e evitar atividades repetitivas, excesso de uso dos braços acima do nível do ombro.
 

Francine G. de Andrade

Assessora de imprensa

Jornalista (SC 4381 JP)

 

Últimas Notícias

Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão
Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão As pessoas mais propensas a desenvolver a patologia são as do sexo masculino, principalmente entre 40 a 60 anos. 06/08/2019 Leia mais
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna Dependendo da raiz acometida a dor pode se irradiar por distintas partes no membro superior. 29/07/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames