OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Síndrome do Impacto femoroacetabular: conheça os sintomas e como tratar

08/02/2019Patologia se diagnosticada precocemente tem grande chance de reabilitação.

Síndrome do Impacto femoroacetabular:  conheça os sintomas e como tratar

Você sentiu dor no quadril, mais comumente na virilha e na nádega e com passar do tempo outros sintomas foram surgindo, como: fisgada ou travamento do quadril, dor noturna ao deitar de lado, limitação da amplitude de movimento de rotação interna da coxa (entrar e sair do carro), alteração dos padrões de marcha e limitação funcional gradativa. Muita atenção a estes sintomas, pois são sinais da Síndrome do Impacto Femoroacetabular. Patologia esta, que se diagnosticada precocemente tem grande chance de reabilitação.

De acordo com o Dr. Marco Aurelio Machado Rodrigues, Ortopedista e Traumatologista, o quadril é formado pelo acetábulo e pela cabeça do fêmur e quando a sua anatomia é normal durante movimentos do dia a dia ou exercícios comuns, não existe contato agressivo entre fêmur e acetábulo. Mas quando existe o Impacto Femuroacetabular é observado o contato anormal entre o fêmur e o acetábulo provocando micro traumatismo.

O Ortopedista explica que existem três tipos de Impacto Femoroacetabular, são eles: CAM que é quando ocorre um crescimento ósseo no colo do fêmur, chamado de BUMP, e este toca na borda do acetábulo. Já o PINCER há um crescimento ósseo na borda do acetábulo, provocando impacto como se fosse uma pinça e o tipo Misto é o mais comum, que apresenta as características do CAM mais o PINCER.

O diagnóstico é realizado através do exame clínico e complementado por exames de imagem, como raio-x e ressonância magnética ou artro-ressonância.

Depois de confirmado o tipo de Impacto Femoroacetabular realiza-se o tratamento que na maioria dos casos se inicia com fisioterapia tipo GDS, exercícios como Pilates, além de medicamentos para aliviar a dor. Em situações onde o tratamento conservador não obtém sucesso, indica-se procedimento cirúrgico por videoartroscopia.

“Quando existe o tratamento por intervenção cirúrgica é importante fazer, após o procedimento, um bom fortalecimento muscular, e de equilíbrio de cadeias musculares, sendo isso individualizados. O prazo de retorno as atividades serão após três a quatro meses de tratamento pós-operatório”, diz o Ortopedista.

Dr. Marco Aurelio explica que por se tratar de uma patologia com alteração mecânica com uma pré-disposição anatômica é difícil prevenir, mas com diagnóstico correto, um trabalho de grupo musculares, evitar atividades com impacto, sobrecarga de peso, flexão e abertura de quadril pode se conseguir ter melhor qualidade de vida.

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP)

Relações Públicas/Marketing

Últimas Notícias

Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores
Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores A Síndrome da Banda Iliotibial é o termo designado para dor na região lateral do joelho. 02/12/2019 Leia mais
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento A Vasculite é uma patologia onde existe uma inflamação dos vasos sanguíneos. 14/11/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames