OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Sapatos de salto alto podem causar fortes dores e deformidades nos pés

18/02/2019Os calçados de salto alto altera totalmente a posição do pé durante a marcha, podendo provocar lesões, encurtamento muscular e deformidades.

Sapatos de salto alto podem causar fortes dores e deformidades nos pés

Estar linda, elegante para aquela festa é o desejo de toda mulher, e para isto, muitas investem em sapatos extremamente altos. Mas cuidado! O uso excessivo pode causar graves lesões aos pés, calcanhares e tornozelos.

Segundo Dr. Fabricio Rampinelli Zanella, Ortopedista e Traumatologista especialista de cirurgia de tornozelo e pé, o uso de calçados de salto alto altera totalmente a posição do pé durante a marcha, podendo provocar lesões, encurtamento muscular e deformidades. “O calçado ideal deve respeitar o formato dos pés, desta forma estará protegendo-os e evitando zonas de compressão”, diz.

Muitas mulheres devem perguntar qual o salto ou sapato ideal? O ortopedista explica que o calçado deve ser confortável, nem muito largo, nem muito apertado, permitindo a livre movimentação dos dedos. “O ideal é não comprar calçados no período da manhã, pois os pés tendem a inchar um pouco no decorrer do dia, podendo fazer com que o calçado passe a ficar apertado e desconfortável”, afirma.

Dr. Fabrício afirma que o ideal é que o calçado não tenha salto, pois isto transfere o apoio do corpo para a parte da frente do pé, provocando uma pressão excessiva nesta região. Isso pode provocar metatarsalgias  (dor na região dos metatarsos) além de encurtamento da musculatura posterior da perna, que por sua vez podem causar tendinopatias do calcâneo e fascite plantar, entre outros problemas. O salto também prejudica o equilíbrio, sobretudo se a base for estreita. Como no salto agulha, aumentando o risco de entorses e lesões ligamentares.

No momento que você descobre que está com problemas nos pés é quando começam aparecer certos sintomas. Entre eles, estão os calos e deformidades dos dedos. Uma situação frequente é o uso do sapato com bico fino, que pode provocar desvio lateral do primeiro dedo, o chamado joanete. Calçados muito curtos, podem provocar deformidade em garra nos dedos. “O sapato ideal é aquele que sobre cerca de um centímetro na frente dos dedos”, diz.

É importante lembrar que cada patologia apresenta sintomas característicos. Por isso, é aconselhável que se faça uma avaliação com um médico ortopedista, que através da avaliação e  exame físico poderá chegar ao diagnóstico correto, muitas vezes auxiliado por exames por imagem, como: raio x, ressonância magnética e entre outros. Somente assim poderá ser instituído um tratamento adequado.

Para sua maior comodidade, em Tubarão, a Ortoimagem dispõe de uma equipe de 15 Ortopedistas e Traumatologistas, Neurologistas, Reumatologistas e Nutricionistas. Também conta com Centro de Diagnóstico e Imagem com: Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia, Densitometria Óssea, Raio -X digital e Eletroneuromiografia.

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP)

Relações Públicas/Marketing

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores
Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores A Síndrome da Banda Iliotibial é o termo designado para dor na região lateral do joelho. 02/12/2019 Leia mais
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento A Vasculite é uma patologia onde existe uma inflamação dos vasos sanguíneos. 14/11/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames