OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Pseudoartrose do Escafoide: saiba o que é e quais os sintomas

28/03/2019Especialista diz que a Pseudoartrose do Escafoide é uma complicação apresentada durante o processo de consolidação da fratura.

Pseudoartrose do Escafoide: saiba o que é e quais os sintomas

Uma queda ao solo com a mão estendida para proteção pode parecer algo corriqueiro e sem importância, mas em alguns casos pode proporcionar uma lesão muito séria no punho. Estudos apontam que este apoio com a mão espalmada, forçando o punho em extensão, é a forma mais comum de produzir uma fratura do osso do Escafoide, um dos oito ossos do carpo.

De acordo com o Ortopedista e Traumatologista, Dr. Romilton Crozetta da Cunha, especialista em cirurgia da mão, a Pseudoartrose do Escafoide é uma complicação apresentada durante o processo de consolidação da fratura.  “As causas são multifatoriais, mas no osso Escafoide, uma causa importante é a falta do diagnóstico da fratura no dia do trauma. Desta forma a pessoa não procura atendimento especializado e a fratura pode evoluir para Pseudoartrose do Escafoide”, diz.

Os sintomas da patologia são dor progressiva com intervalos de melhora e perda da força no punho que se intensifica com o passar dos meses e evolui para limitação importante da função do punho.

                Para reverter o quadro clinico do paciente, Dr. Romilton explica que o tratamento é cirúrgico, na maioria das vezes, com utilização de enxerto ósseo. “A consolidação acontece entre três a cinco meses”, diz.

 Nos casos em que houve complicação da Pseudoartrose com desenvolvimento de necrose avascular de um dos fragmentos ósseos, é indicado técnica microcirúrgica com enxerto ósseo vascularizado, ou seja, neste procedimento o enxerto ósseo é acompanhado dos vasos sanguíneos que ajudarão na nutrição e na consolidação óssea.

Depois que realizado o procedimento cirúrgico, Dr. Romilton relata que a melhora do quadro clínico ocorrerá em seis meses de pós-operatório. Se a consolidação da Pseudoartose foi alcançada.

Para evitar o desenvolvimento de uma Pseudoartose do Escafoide o Ortopedista sugere que a pessoa, ao cair, valorize os sintomas de dor no punho e perda de força na mão, ainda que estes sintomas não sejam muito intensos. Procure por atendimento médico especializado, exames de raio-x simples poderão fazer o diagnóstico, e desta forma iniciar o tratamento.

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP)

Relações Públicas/Marketing

 

Últimas Notícias

Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores
Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores A Síndrome da Banda Iliotibial é o termo designado para dor na região lateral do joelho. 02/12/2019 Leia mais
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento A Vasculite é uma patologia onde existe uma inflamação dos vasos sanguíneos. 14/11/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames