Praticar exercício físico sem orientação está entre as principais causas de lesões

Compartilhar em:

Praticar exercício físico é importante para cuidar da saúde, mas muitas pessoas não conseguem manter uma rotina e acabam exagerando nos finais de semana.

Caminhada nas avenidas, academias irregulares e o futebol de final de semana com os amigos podem trazer mais prejuízo do que benefícios à saúde. O descuido começa na escolha inadequada do calçado e acessórios.

Segundo o Ortopedista da Ortoimagem, Dr. Vilmar Loch, a prática de exercício físico sem orientação está entre as principais causas de lesões nos consultórios.

Entre as principais lesões estão: contusão, distensão ou estiramento, entorse, fratura, luxação, síndrome de impacto do ombro e tendinite.

Dr. Vilmar explica um pouco sobre cada lesão:

Contusão:

É um trauma ou uma batida, em qualquer parte do corpo, que provoca uma compressão violenta.

Distensão ou estiramento

É o resultado do alongamento das fibras musculares além do seu comprimento normal. O músculo distende-se e provoca dor, fisgada e às vezes, incapacidade de contrair normalmente.

Entorse

Movimento anormal de uma articulação, além do que os ligamentos podem suportar resultando em lesões dos ligamentos. É o acidente mais freqüente no meio esportivo que afeta, sobretudo joelhos e tornozelos.

Fratura

Perda da continuidade de um osso, que pode apresentar desvio ou não. Nesse caso o osso racha e provoca muita dor.

Luxação

Deslocamento anormal das superfícies de contato da articulação com os ossos. Às vezes mais grave do que uma fratura. 

Síndrome de impacto do ombro

Ocorre quando os tendões dos músculos do manguito rotador se irritam e inflamam e geram fraqueza, dor, e perda de mobilidade dos movimentos do ombro.

Tendinite

É a inflamação do tendão (cordão ou feixe fibroso localizado na extremidade dos músculos), conseqüência da repetição excessiva de movimentos. Pode ser confundida com a bursite, e está presente também na famosa Ler (Lesões por esforço repetitivo).

Tratamento

Para o tratamento de qualquer lesão o especialista alerta que todo cuidado é fundamental para uma total recuperação. Caso sofra uma lesão muscular ou ortopédica durante a prática de exercícios, a primeira atitude é o repouso imediato.

Em seguida recomenda-se colocar gelo sobre o membro lesionado. Colocar algo quente na região afetada pode causar inchaço e hematomas. O uso de sprays e a realização de massagens também não são recomendas sem acompanhamento do especialista.

Quando sofrer uma lesão é importante procurar ajuda médica especializada, logo que conseguir ajuda para se locomover, para um diagnóstico e tratamento preciso.

Dr. Vilmar faz um alerta quanto à prevenção.

  • Realize uma avaliação clínica e física.
  • Monte uma especificação da sessão programada sem exagerar no esforço e no tempo dedicado, balizados conforme seus limites individuais.
  • Faça um treinamento específico para cada modalidade, com alongamento antes e depois de qualquer atividade física e com a supervisão de um profissional de educação física.
  • Use equipamento de proteção e as roupas adequadas a cada esporte, como capacetes, joelheiras, protetores de ombros, tornozelos e boca.
  • Escolha calçados adequados para a sua atividade física.
  • Adote uma alimentação adequada.

Para mais informações agende uma consulta com um ortopedista.