OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Praticar exercício físico sem orientação está entre as principais causas de lesões

31/05/2019É importante praticar exercício físico, mas para ser benéfico para saúde é necessário seguir orientações de um profissional de educação física.

Praticar exercício físico sem orientação está entre as principais causas de lesões

Praticar exercício físico é importante para cuidar da saúde, mas muitas pessoas não conseguem manter uma rotina e acabam exagerando nos finais de semana.

Caminhada nas avenidas, academias irregulares e o futebol de final de semana com os amigos podem trazer mais prejuízo do que benefícios à saúde. O descuido começa na escolha inadequada do calçado e acessórios.

Segundo o Ortopedista da Ortoimagem, Dr. Vilmar Loch, a prática de exercício físico sem orientação está entre as principais causas de lesões nos consultórios.

Entre as principais lesões estão: contusão, distensão ou estiramento, entorse, fratura, luxação, síndrome de impacto do ombro e tendinite.

Dr. Vilmar explica um pouco sobre cada lesão:

Contusão: é um trauma ou uma batida, em qualquer parte do corpo, que provoca uma compressão violenta.

Distensão ou estiramento: resultado do alongamento das fibras musculares além do seu comprimento normal. O músculo distende-se e provoca dor, fisgada e às vezes, incapacidade de contrair normalmente.

Entorse: movimento anormal de uma articulação, além do que os ligamentos podem suportar resultando em lesões dos ligamentos. É o acidente mais freqüente no meio esportivo que afeta, sobretudo joelhos e tornozelos.

Fratura: perda da continuidade de um osso, que pode apresentar desvio ou não. Nesse caso o osso racha e provoca muita dor.

Luxação: deslocamento anormal das superfícies de contato da articulação com os ossos. Às vezes mais grave do que uma fratura. 

Síndrome de impacto do ombro: ocorre quando os tendões dos músculos do manguito rotador se irritam e inflamam e geram fraqueza, dor, e perda de mobilidade dos movimentos do ombro.

Tendinite: é a inflamação do tendão (cordão ou feixe fibroso localizado na extremidade dos músculos), conseqüência da repetição excessiva de movimentos. Pode ser confundida com a bursite, e está presente também na famosa Ler (Lesões por esforço repetitivo).

Para o tratamento de qualquer lesão o especialista alerta que todo cuidado é fundamental para uma total recuperação. Caso sofra uma lesão muscular ou ortopédica durante a prática de exercícios, a primeira atitude é o repouso imediato.

Em seguida recomenda-se colocar gelo sobre o membro lesionado. Colocar algo quente na região afetada pode causar inchaço e hematomas. O uso de sprays e a realização de massagens também não são recomendas sem acompanhamento do especialista.

Quando sofrer uma lesão é importante procurar ajuda médica especializada, logo que conseguir ajuda para se locomover, para um diagnóstico e tratamento preciso.

Dr. Vilmar faz um alerta quanto à prevenção.

  • Realize uma avaliação clínica e física.
  • Monte uma especificação da sessão programada sem exagerar no esforço e no tempo dedicado, balizados conforme seus limites individuais.
  • Faça um treinamento específico para cada modalidade, com alongamento antes e depois de qualquer atividade física e com a supervisão de um profissional de educação física.
  • Use equipamento de proteção e as roupas adequadas a cada esporte, como capacetes, joelheiras, protetores de ombros, tornozelos e boca.
  • Escolha calçados adequados para a sua atividade física.
  • Adote uma alimentação adequada.

    Para mais informações agende uma consulta com um ortopedistas.

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP) 

Relações Públicas/Marketing

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão
Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão As pessoas mais propensas a desenvolver a patologia são as do sexo masculino, principalmente entre 40 a 60 anos. 06/08/2019 Leia mais
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna Dependendo da raiz acometida a dor pode se irradiar por distintas partes no membro superior. 29/07/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames