OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Por que as dores aumentam com a queda da temperatura?

04/07/2018Especialista explica que com o frio os músculos se contraem para mantemo-nos aquecido.

Por que as dores aumentam com a queda da temperatura?

Apesar de ser pouco explanado sobre o impacto da baixa temperatura no corpo das pessoas é certo que queixas de desconforto nos músculos, ossos e articulações são comuns nos consultórios de ortopedistas durante o inverno. As baixas temperaturas é um problema mais grave para as pessoas que sofrem de doenças crônicas, como: artrose e dores na coluna, pois os sintomas ficam mais acentuados. Não existe registros que o responsável por provocar as dores é a temperatura baixa ou a umidade do ar, mas é certo que as pessoas admitem que ficam indispostas para a atividade física quando faz frio, o que é um erro para a saúde.

De acordo com o Ortopedista e Traumatologista, Dr. Vilmar Loch com o frio os músculos se contraem para mantemo-nos aquecidos, diminuindo consequentemente a circulação nas articulações, tornando-as mais sensíveis.

Para os pacientes que sofrem de artrose as dores são mais agravadas por se tratar de uma doença que afeta diretamente as articulações. Na grande maioria os mais atingidos são os idosos, mas também podem aparecer em pessoas mais jovens.

Dr. Vilmar explana que os principais sintomas das patologias articulares são a dor que normalmente piora com a deambulação nas que suportam peso, como: joelhos, quadris e tornozelos. “A tendência é se agravar ao longo dos anos levando a incapacidade principalmente do caminhar”, diz Dr. Vilmar.

O que leva uma pessoa a desenvolver a artrose normalmente está ligada a idade, mas podem ocorrer em outras situações, principalmente por traumas articulares, doenças e entre outros. “Os mais propensos a desenvolver são pessoas obesas e de sobrepeso, embora existam também casos hereditários”, explica Dr. Vilmar.

O diagnóstico da artrose é clínico e confirmado pelo Raio-X. Outro exame que contribui é a Ressonância Magnética para avaliação da cartilagem, ajudando no tratamento.

O tratamento medicamentoso tem por objetivo principal o alivio da dor, existindo uma variedade de medicamentos, como: analgésicos, anti-inflamatórios e protetores de cartilagem.

Outras medidas de um tratamento conservador é a combinação de fisioterapia com e sem medicação, apoio adicional (muletas e bengalas), calçados que diminuem o impacto, palmilhas e em alguns casos correção cirúrgica da articulação. “Os objetivos do tratamento da artrose são o controle a dor e do inchaço, melhorar a qualidade de vida do paciente e prevenir a progressão da lesão”, conclui Dr.Vilmar.

 

Dica do Ortopedista Dr. Vilmar

 Uma dúvida que pode ser de muitos.

 O que fazer no inverno para minimizar as dores?

Faça exercícios físicos que ajudam bastante a melhorar a qualidade de vida dos portadores de artrose, sempre com orientação médica e controle de peso.

Para quem não quer enfrentar as manhãs frias e escuras de inverno, alguns exercícios matinais realizados em casa melhoram a circulação do sangue e podem aliviar bastante as dores.

 

 

  

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP)

Relações Públicas/Marketing

 

Últimas Notícias

Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores
Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores A Síndrome da Banda Iliotibial é o termo designado para dor na região lateral do joelho. 02/12/2019 Leia mais
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento A Vasculite é uma patologia onde existe uma inflamação dos vasos sanguíneos. 14/11/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames