OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Polimialgia Reumática: fortalecimento muscular e alimentação adequada contribuem para melhor qualidade de vida

06/07/2018Medicamentos, exercícios de fortalecimento muscular e cuidados com a alimentação que podem aliviar os sintomas.

Polimialgia Reumática: fortalecimento muscular e alimentação adequada contribuem para melhor qualidade de vida

A Polimialgia Reumática é uma patologia que não tem cura definitiva, mas existem medicamentos, exercícios de fortalecimento muscular e cuidados com a alimentação que podem aliviar os sintomas e proporcionar melhor qualidade de vida.

De acordo com o Reumatologista da Ortoimagem, Dr. Glauco Schmitt, a Polimialgia é um distúrbio inflamatório que causa dor, fraqueza e rigidez em várias partes do corpo, principalmente ombros, pescoço, braços, coxas, quadris e região lombar inferior.

As causas ainda são desconhecidas, no entanto estuda-se a associação de fatores ambientais, genéticos e infecciosos como responsáveis em desenvolver a Polimialgia. O início da doença normalmente é rápido, não levando mais que duas semanas para prejudicar de forma significativa as atividades diárias.

O grupo de pessoas que têm predisposição em desenvolver são mulheres acima de 50 anos, principalmente próximo dos 70. Em muitos casos associando-se com Arterite de Células Gigantes, causa comum de dores de cabeça em indivíduos nessa faixa etária.

Dr. Glauco explica que o diagnóstico da Polimialgia se baseia em dados clínicos, e exames laboratoriais para descartar outras doenças que são frequentes depois dos 50 anos e que podem causar complicações, como infecções, neoplasias, hipotireoidismo, reação a medicações e síndromes dolorosas crônicas.

Para amenizar os sintomas o tratamento é realizado com corticoides, anti-inflamatórios e imunossupressores por um tempo a ser definido pela evolução de cada caso. Desta forma, é importante que haja um acompanhamento com um Reumatologista, não só pela gravidade da doença, mas também pelos possíveis efeitos colaterais que as medicações podem causar.

 Ainda no tratamento incluem as mudanças no estilo de vida. Uma dieta com alimentos que reduzem a inflamação; como alimentos frescos e com níveis baixos de açúcar e sais podem ser consumidos com segurança. Já os produtos industrializados e lácteos devem ser evitados. Toda alimentação deve ser orientada pelo médico e profissional de nutrição.

O Reumatologista acrescenta que não existe até o momento formas de evitar a doença, mas a procurar precoce por tratamento pode minimizar as sequelas no corpo.

 

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP)

Relações Públicas/Marketing

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão
Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão As pessoas mais propensas a desenvolver a patologia são as do sexo masculino, principalmente entre 40 a 60 anos. 06/08/2019 Leia mais
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna Dependendo da raiz acometida a dor pode se irradiar por distintas partes no membro superior. 29/07/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames