OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Overtraining: saiba o que acontece quando se exagera nos exercícios

13/02/2019Exercícios físicos são bons para a saúde, mas feitos de forma excessiva e sem o devido preparo podem trazer consequências negativas para a saúde.

Overtraining: saiba o que acontece quando se exagera nos exercícios

Nos dias atuais a prática do crossfit, pedal, treinamento funcional e musculação, estão em evidência e todos os exercícios tem um único objetivo, buscar e manter o corpo sarado com músculos definidos, mas especialistas pedem atenção e cautela, pois essa prática se não realizada com responsabilidade e supervisionada por um profissional pode levar ao Overtraining, termo utilizado para o excesso de exercício físico e também quando o atleta profissional treina de forma inadequada, com altos volumes de treinamentos, sem respeitar o período de intervalo ou tempo de recuperação, causando baixa de rendimento ou lesões secundárias.

De acordo com o Dr. Ilton Ghisi Bristot, Ortopedista e Traumatologista, o Overtraining é uma síndrome que vem se tornando cada vez mais comum na prática esportiva, onde a atividade física deixa de ser saudável e prejudica a saúde do praticante.

Os principais sintomas o Overtraining são: perda considerável de rendimento, a falta de energia para iniciar treino, músculos doloridos, insônia, dores de cabeça, perda de apetite, irritabilidade, ocorrência de lesões, ansiedade e depressão.

Dr. Ilton explica que o diagnóstico é sempre muito difícil, principalmente quando não existe lesão, mas perda de desempenho, necessitando do profissional médico e de educação física para a confirmação da patologia.

Após a identificação do Overtrainig inicia-se o tratamento onde o atleta deve reduzir drasticamente o treino ou em casos mais graves, onde existe lesões, a interrupção da atividade física e das competições se torna necessária. Dr. Ilton orienta quando o atleta busca bons resultados e melhor qualidade de vida, ele deve ter acompanhamento médico, profissional de educação física, nutricionista e fisioterapeuta.

O Ortopedista acrescenta que a melhor forma de tratar o Overtraining é prevenindo-se, entre alguns cuidados estão: planeje seu descanso, pois um bom treino de musculação é baseado em três pilares, treino, descanso e alimentação; também uma ou duas vezes por ano pare suas atividades físicas e cuide do seu sono.

Se você se identificou com a sintomatologia citadas nesta matéria agende uma avaliação com o especialista.

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP)

Relações Públicas/Marketing

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Lesão no menisco: conheça os sintomas e como tratar
Lesão no menisco: conheça os sintomas e como tratar A maior incidência de Lesões no Menisco é decorrente de traumas sofridos durante a realização de atividades físicas. 20/08/2019 Leia mais
Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão
Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão As pessoas mais propensas a desenvolver a patologia são as do sexo masculino, principalmente entre 40 a 60 anos. 06/08/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames