OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Osteoporose: hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir a doença

15/02/2019Para prevenir o desgaste ósseo alguns hábitos saudáveis devem ser adotados, entre elas, uma alimentação rica em cálcio e vitamina D.

Osteoporose: hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir a doença

A Osteoporose é uma doença silenciosa caracterizada pela diminuição progressiva da densidade óssea comprometendo a resistência e qualidade dos ossos. A progressão da patologia pode levar a pessoa sofrer fraturas, pois os ossos ficam finos e porosos. Para prevenir o desgaste ósseo alguns hábitos saudáveis devem ser adotados, entre elas, uma alimentação rica em cálcio e vitamina D, prática de exercício físico e exposição ao sol.

Segundo a Reumatologista da Ortoimagem, Dra. Clarissa Sousa, a estrutura do nosso esqueleto vive em constante renovação. Ganhamos massa óssea até os 20 anos e perdemos com maior velocidade depois dos 40 anos.

Nas mulheres, esse desequilíbrio ósseo desponta a partir dos 35 anos, pois as mudanças hormonais que acompanham a menopausa interferem de forma decisiva na perda e ganha de massa óssea.  Nos homens o esqueleto se mantém quase intacto até os 40 anos. Entre eles as fraturas osteoporóticas costumam ocorrer após os 70 anos, embora venha aumentando nos últimos anos o risco de quebrarem um osso já a partir dos 50 anos.

Dra. Clarissa explica que a prevalência da doença já ultrapassou 10 milhões de pessoas no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, as projeções estimadas para os próximos dez anos revelam que se espera que o número de fraturas de quadril osteoporóticas por ano (atualmente, 121.700 fraturas anuais) atinja 140 mil pessoas por até 2020.

O diagnóstico da Osteoporose é realizado através do exame de Densitometria Óssea, pois o mesmo permite avaliar o estágio da doença e serve como método de acompanhamento do tratamento. Dra. Clarissa acrescenta que a Densitometria mede a massa óssea na coluna, no fêmur e em alguns casos do osso do antebraço. “O valor <-2,5 DP no seu exame de Densitometria faz o diagnóstico de Osteoporose. Além disso, também avalia se existe osteopenia, que é um estágio anterior de perda de massa óssea”, diz.

De acordo com a Reumatologista o tratamento da doença é realizado com cálcio e vitamina D. O cálcio é o principal constituinte da substância mineral dos ossos, já a vitamina D estimula a absorção do cálcio dos alimentos e melhora a função muscular. “Recentemente, surgiram medicamentos biológicos que desaceleram o ritmo de degradação dos ossos e com isso, o esqueleto consegue se regenerar o que evita fraturas”, afirma.

A melhor forma de evitar o desenvolvimento da Osteoporose é através de hábitos saudáveis como cuidando da alimentação, praticando exercício físico e alguns minutos de exposição ao sol.

Na alimentação é importante ter uma dieta com consumo diário de leite, iogurte e queijo acompanhados de alimentos ricos em vitamina D como: óleo de fígado de peixe (bacalhau, sardinha, salmão e atum), ostras e ovos. A prática de exercício físico é importante porque resultam numa musculatura saudável, que servirá de proteção e complemento ao esqueleto. A exposição solar também contribui para a formação de vitamina D, ideal são 15 minutos diários.  Outros cuidados importantes são com as quedas, por isso evite lugares com pisos escorregadios, coloque barras de apoio, use sapatos antiderrapantes e também evite o consumo de cigarro, álcool e café em excesso.

Dra. Clarissa conclui que para cada paciente é realizado um tipo de tratamento, por isso é importante sempre fazer uma avaliação com o especialista.

 

 

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP)

Relações Públicas/Marketing

 

 

 

Imagens da Notícia

  • Imagem
  • Imagem

Últimas Notícias

Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão
Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão As pessoas mais propensas a desenvolver a patologia são as do sexo masculino, principalmente entre 40 a 60 anos. 06/08/2019 Leia mais
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna Dependendo da raiz acometida a dor pode se irradiar por distintas partes no membro superior. 29/07/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames