OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Osteomielite pode atingir crianças e adultos

30/06/2018A patologia é uma infecção do osso causada por bactérias, fungos ou vírus que pode chegar aos ossos pela corrente sanguínea.

Osteomielite pode atingir crianças e adultos

A Osteomielite é uma doença que atinge ambas as raças e idades. Os mais propensos a desenvolver esta patologia são: recém-nascidos, diabéticos, idosos e imunossuprimidos.

Para o Dr. Giovanni Benedet Camisão, Ortopedista da Ortoimagem, Tubarão a Osteomielite é uma infecção do osso causada por bactérias, fungos ou vírus, que pode chegar aos ossos pela corrente sanguínea (infecção pré-existente que se espalha pelo corpo através do sangue), invasão direta (por fraturas expostas, cirurgias, implantes ou próteses), infecções dos tecidos moles adjacentes (trauma, cirurgia ou foco infeccioso junto ao osso).

Mas como saber se você está com Osteomielite? Muitos pacientes têm febre e dor no osso infectado, que piora, muitas vezes, à noite e com a movimentação. É possível observar os tecidos que recobrem os ossos inchados e inflamados e os movimentos podem se tornar dolorosos. 

Segundo Dr. Giovanni as vértebras comumente desenvolvem infecções graduais, causando dores continuas nas costa e sensibilidade significativa ao tato. “Em alguns casos quando as infecções crônicas transbordam os ossos podem formar-se abscessos nos tecidos moles adjacentes, causando uma supuração constante ou intermitente através da pele”, diz.

Quando o paciente chega ao consultório e o médico suspeita de Osteomielite é solicitado geralmente ao paciente exame de sangue, que pode auxiliar o diagnóstico, verificando se há quantidade elevada de leucócitos, bem como taxas elevadas de proteína C reativa a velocidade de sedimentação. Outros exames que também contribuem para confirmação do diagnóstico, além de identificar a área afetada são: Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Cintilografia Óssea. Para conhecer o tipo de bactéria ou fungo responsável pela infecção solicita-se colher amostras de pus, sangue, líquido articular ou raspagem do próprio osso.

De acordo com Ortopedista após a identificação da patologia e do local afetado começa o tratamento que consiste em antibióticos, dando preferência aqueles que têm boa penetração óssea.  Inicialmente a administração é por via endovenosa, podendo mais adiante ser dado via oral. “O tratamento com antibióticos em média deve durar quatro a seis semanas, em alguns casos necessita-se de meses de tratamento”, diz.

Quando necessário a drenagem, a mesma deve ser realizada quando o pus do osso infectado abrir caminho até a pele, formando uma fístula. A remoção dos tecidos e ossos mortos deve ser tirada cirurgicamente e o espaço vazio deve ser colocado osso, músculo ou pele saudável. Em casos mais extremos pode ser necessária a amputação do membro. 

Segundo Dr. Giovanni a prevenção da Osteomelite, consiste manter um estado nutricional adequado, o controle de doenças crônicas e saúde bucal, pois estes, são os fatores de risco principalmente para a lista dos mais propensos, (criança, diabéticos, idosos e imunossuprimidos).

Últimas Notícias

Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores
Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores A Síndrome da Banda Iliotibial é o termo designado para dor na região lateral do joelho. 02/12/2019 Leia mais
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento A Vasculite é uma patologia onde existe uma inflamação dos vasos sanguíneos. 14/11/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames