OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Osteomielite: doença pode atingir crianças, adultos e Idosos

15/05/2020Osteomielite é uma infecção no osso causada por bactérias ou fungos.

Osteomielite: doença pode atingir crianças, adultos e Idosos

Osteomielite é uma infecção no osso causada por bactérias ou fungos. Ela pode surgir quando o micro-organismo atinge o osso através da corrente sanguínea. Essa é conhecida por osteomielite hematôgênica. Outras infecções podem ocorrer no osso por: ferimentos na pele, fraturas expostas e cirurgias ortopédicas. 

Segundo Dr. Rodrigo Menezes de Oliveira, ortopedista e traumatologista da Clínica Ortoimagem, a doença é classificada em aguda e crônica dependendo do tempo de duração dos sintomas.

A osteomielite pode comprometer pessoas de qualquer idade. Entretanto costuma ocorrer com mais frequência na infância e na velhice. O tipo aguda é mais comum em crianças. “Atenção especial deve ser dada a pacientes imunossuprimidos, (diabéticos, portadores de doenças circulatórias e usuários de drogas injetáveis)”, diz.

O ortopedista explica que os sintomas podem variar, dependendo da idade do paciente e do tipo de osteomielite, se é aguda, subaguda ou crônica. Geralmente são: febre, mal-estar geral, dor, calor local e edema. No caso dos idosos e pacientes imunocomprometidos podem apresentar sintomas mínimos. Na osteomielite hematogênica subaguda os sintomas são mais insidiosos e menos exacerbados. Já na crônica pode-se observar fistulas na pele e drenagem de secreção purulenta.

Para se chegar ao diagnóstico o ortopedista faz avaliação clínica, exames laboratoriais e de imagem, como: radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia. Segundo Dr. Rodrigo uma biópsia pode também ser importante para definir o diagnóstico e determinar o antibiótico mais adequado para ser administrado no tratamento.

Depois de confirmado a doença, o tratamento precisa ser iniciado o mais precoce possível e de forma adequada para obter-se a cura.

No caso da osteomielite aguda hematôgênica, áreas de inflamação sem formação de abscesso podem ser tratadas com antibióticos. Se o paciente não apresentar resposta ao tratamento, há indicação de procedimento cirúrgico para drenagem. 

Em situações onde a doença é crônica é mais difícil de erradicar completamente, podendo apresentar exacerbações agudas ao longo da vida. De acordo com Dr. Rodrigo nesses casos o uso de antibióticos pode ser ineficaz devido às características da lesão que impedem a ação do medicamento, sendo necessário debridamento cirúrgico agressivo associado com técnicas de reconstrução óssea. “É muito importante também realizar acompanhamento clínico, visando controle de diabetes, suporte nutricional, preservar a função renal e interrupção do tabagismo”, diz.

É importante o tratamento precoce, pois a osteomielite pode deixar sequelas. Nos casos que ocorrem em crianças pode haver comprometimento da fise de crescimento do osso, com isso algumas situações podem evoluir com deformidades e encurtamento ósseos. “Há a possibilidade também do comprometimento da integridade da parede do osso levando a fraturas patológicas”, conclui.

Francine Germano de Andrade - Jornalista (SC 4381 JP)

Relações Públicas/Marketing

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Coronavírus: como fortalecer a imunidade e enfrentar o Covid-19
Coronavírus: como fortalecer a imunidade e enfrentar o Covid-19 Além dos métodos preventivos que os órgãos competentes estão orientando, é importante cuidar da imunidade. 20/03/2020 Leia mais
Fratura na infância: conheça os sintomas e as etapas do tratamento
Fratura na infância: conheça os sintomas e as etapas do tratamento A especialista alerta para os pais ou responsável ficarem atentos aos sintomas no momento que a queda acontece. 10/03/2020 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames