OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Lesionou o ombro? Saiba a importância do tratamento precoce

20/02/2020 Em alguns casos quando não há procura imediata por atendimento médico pode levar o profissional do esporte a deformidades irreversíveis.

Lesionou o ombro? Saiba a importância do tratamento precoce

Lesionar o ombro é algo que pode acontecer em qualquer idade, mas geralmente é mais comum acometer jovens atletas, pois usam a articulação em excesso, como: os jogadores de vôlei, basquete, tênis e ginastas.  Em alguns casos quando não há procura imediata por atendimento médico pode levar o profissional do esporte a deformidades irreversíveis, não conseguindo voltar a suas atividades esportivas. Por isso, especialistas alertam sobre a importância de iniciar o tratamento precocemente.

Entre as lesões que os atletas podem desenvolver está à neuropatia do nervo supraescapular, patologia esta não muito comum, mas que acontece devido ao esforço repetitivo com exageros, causando dor, fraqueza e atrofia dos músculos no ombro. Isto ocorre porque existe uma compressão do nervo supraescapular que é o responsável em permitir ramos para o músculo supraespinhal e infraespinhal. Outras causas também que podem levar a compressão é a presença de cisto sinovial na região acometida, além da lesão no manguito rotador e entre outras.

O ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do ombro, Dr. Vilmar Loch, explica que o diagnóstico da neuropatia é realizado pela história e exame clínico do paciente e confirmado por exames, como a eletroneuromiografia. A ressonância magnética também é importante para verificar se há cisto e onde está localizado.

A partir do diagnóstico, o tratamento inicial geralmente é conservador, com administração de anti-inflamatórios e fisioterapia para manutenção da flexibilidade, reeducação do movimento, da postura e melhor estabilização escapular. Quando não se obtém resultado com tratamento clínico, indica-se procedimento cirúrgico, que pode ser por artroscopia ou aberta, a mesma é definida pelo local e causa do aprisionamento do nervo.

Dr. Vilmar esclarece que toda queixa de dor do atleta é importante e deve ser investigada de forma detalhada, uma vez que os sintomas sejam relacionados a neuropatia, o tratamento precisa ser iniciado precocemente para evitar danos irreversíveis e para que o profissional possa retornar da melhor forma possível ao esporte.

Alguns hábitos podem contribuir na prevenção da neuropatia compressiva do nervo supraescapular, como fazer alongamento, antes de depois dos treinos e sempre realizar exercícios físicos sem excessos e com a supervisão de um profissional de educação física.

 

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Coronavírus: como fortalecer a imunidade e enfrentar o Covid-19
Coronavírus: como fortalecer a imunidade e enfrentar o Covid-19 Além dos métodos preventivos que os órgãos competentes estão orientando, é importante cuidar da imunidade. 20/03/2020 Leia mais
Fratura na infância: conheça os sintomas e as etapas do tratamento
Fratura na infância: conheça os sintomas e as etapas do tratamento A especialista alerta para os pais ou responsável ficarem atentos aos sintomas no momento que a queda acontece. 10/03/2020 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames