OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Lesão no quadril: diagnóstico precoce pode evitar sequelas futuras.

19/06/2018O especialista alerta que é importante levar a criança para fazer uma avaliação de rotina com o ortopedista.

Lesão no quadril: diagnóstico precoce pode evitar sequelas futuras.

Nos consultórios de ortopedistas é comum encontrar casos onde a parte do corpo lesionada é o quadril e a maioria dos pacientes acometidos são adultos. Porém o que muitos desconhecem é que algumas patologias diagnosticadas na vida adulta podem ser identificadas na infância e em determinadas situações uma avaliação precoce com ortopedista pediátrico poderá evitar sequelas futuras.

De acordo com o Ortopedista e Traumatologista, Dr. Giovanni Benedet Camisão, especialista pediátrico da Ortoimagem, é importante levar a criança para fazer uma avaliação de rotina com o ortopedista, principalmente se existe casos na família com problemas no quadril.

Existem diversas patologias na infância que podem deixar sequelas anatômicas na articulação e com isso predispor o início de sintomas dolorosos na vida adulta. Entre as causas estão: as inflamatórias, traumáticas e tumorais.

Segundo Dr. Giovanni é importante observar alguns comportamentos da criança, entre eles: a marcha que em sua maioria, quando tem problema no quadril apresenta claudicação (manca), aponta para a região do quadril mostrando desconforto, muitas vezes podem existir condições clínicas associadas como febre, edema (inchaço) da articulação, dificuldade de movimentação da junta em si e outras.

Entre as patologias que geram sequelas estão: displasia do desenvolvimento do quadril, epifisiólise, doença de Legg-Calvé-Perthers, sequelas pós-infecciosas (artrite séptica).

O diagnóstico deve ser realizado através de exame físico e anamnese minuciosa, e em geral exames complementares como: Raio-X, Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética e exames de sangue.

Definida a causa o Ortopedista iniciará a fase de tratamento individualizada para cada tipo de paciente e de causa da lesão, podendo ser conservador com administração medicamentosa e fisioterápica e em alguns casos o tratamento pode ser por intervenção cirúrgica.

Dr. Giovanni faz um alerta para os pais e/ou educadores “a qualquer sinal de alteração na maneira de andar da criança deve ser imediatamente avaliada, pois a demora em definir causa poderia ser determinante para piora do quadro”, conclui.

 

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP)

Relações Públicas/Marketing

 

Últimas Notícias

Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão
Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão As pessoas mais propensas a desenvolver a patologia são as do sexo masculino, principalmente entre 40 a 60 anos. 06/08/2019 Leia mais
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna Dependendo da raiz acometida a dor pode se irradiar por distintas partes no membro superior. 29/07/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames