Lesão no manguito rotador: atenção com a prática das atividades físicas

Compartilhar em:

Para praticar atividades físicas com qualidade evitando futuras lesões é importante preservar os músculos do ombro. Para isso existem alguns cuidados que devemos ter com o manguito rotador.

O manguito rotador é um conjunto de quatro pequenos músculos presentes na região da cintura escapular, esses músculos são: supraespinal, infraespinal, redondo menor e subescapular, sendo responsáveis pelos movimentos do ombro.

De acordo com o Ortopedista e Traumatologista da Ortoimagem, Dr. Willian Nandi Stipp é importante realizar exercícios para alongamento e fortalecimento do manguito com a finalidade de proporcionar o bom funcionamento da articulação do ombro. Atividades de alto rendimento não devem ser realizados por iniciantes e pacientes que não estejam preparados e fisicamente condicionados.

O auxílio de um profissional é importante para realizar os alongamentos e exercícios corretamente.

O Ortopedista explica que as lesões do manguito rotador são normalmente multifatoriais, ou seja, uma associação entre a degeneração e hábitos. Ocorrem frequentemente em pessoas que repetidamente executam movimentos de elevação e/ou rotação dos braços em atividades profissionais ou esportivas. Os melhores exemplos são os pintores, carpinteiros e jogadores de tênis profissionais e de fim de semana. O risco de lesão do manguito rotador também aumenta com a idade.

Dr. Willian acrescenta que a principal queixa da lesão no manguito rotador é a dor. “A pessoa apresenta piora ao deitar ou elevar o braço, fraqueza e atrofia muscular são proporcionais ao tamanho da lesão”, afirma.

O diagnóstico é realizado pelo histórico do paciente, exame físico e através de exames por imagem, sendo a ressonância magnética o mais indicado pela precisão do resultado.

Segundo Dr. Willian o tratamento em pacientes com baixa demanda, lesões parciais ou irreparáveis podem submeter-se a mudança de hábitos, crioterapia, uso de medicações analgésicas e fisioterapia.

Em casos de pacientes jovens, ativos ou com alta demanda e lesão completa, pode ser necessário tratamento por intervenção cirúrgica. Atualmente o procedimento utilizado pelos especialistas é a videoartroscopia, uma técnica pouco invasiva, com ótima cosmética, menor dor pós-operatória e recuperação rápida.

Dr. Willian explica é importante que o paciente procure por atendimento logo após a lesão. “Em situações onde existem demora no atendimento médico especializado, o paciente pode adquirir uma piora progressiva, com atrofia muscular e encurtamento do tendão, chegando ao ponto de a ruptura torna-se irreparável”, conclui.