OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Hipertensão Arterial: está entre as principais causas do Acidente Vascular Cerebral

22/05/2019O AVC é uma patologia de início súbito com comprometimento neurológico ocasionando por entupimento ou rompimento de uma artéria cerebral.

Hipertensão Arterial:  está entre as principais causas do Acidente Vascular Cerebral

Segundo neurocirurgião da Ortoimagem, Dr. Fernando Oliva da Fonseca, os principais fatores contribuintes para se desencadear um Acidente Vascular Cerebral (AVC) são: estresse, hipertensão arterial (pressão alta), colesterol elevado, fumo, diabetes, história familiar de AVC, ingestão de álcool e excesso de peso.

O neurocirurgião explica que o AVC é uma patologia de início súbito com comprometimento neurológico ocasionando por entupimento ou rompimento de uma artéria cerebral. “Quando ocorre um entupimento, o que chamamos de enfarto ou isquemia cerebral, pela falta de sangue na área irrigada pela aquela artéria. No caso de rompimento seria o que chamamos de hemorrágico, onde o sangue destrói o tecido cerebral no local do sangramento”, diz.

Dr. Fernando também acrescenta que o paciente, de forma súbita, apresenta um sinal de comprometimento neurológico, com paralisia de lado do corpo, (o mais comum), ou confusão mental, ou dor de cabeça intensa.

Esta patologia de acordo com o especialista acomete comumente pessoas idosas, principalmente os isquêmicos. Os hipertensos (com pressão alta) também estão entre os mais propensos, no caso do hemorrágico. De acordo com Dr. Fernando o cérebro é irrigado por quatro artérias que saem diretamente do coração, que vão se dividindo em pequeninas arteríolas que recebem sangue com pressão elevada nos casos de hipertensão arterial, aumentando assim o risco de rompimento destas.

Sobre o tratamento o neurocirurgião diz que é possível tratar uma pessoa que sofre um AVC, melhorando sua qualidade de vida, mas tudo depende das características que envolvem cada caso. Há vários recursos, entre eles estão os terapêuticos que podem auxiliar na restauração das funções afetada. Para melhorar a recuperação do paciente é importante que ele seja tratado por uma equipe composta por fisioterapeuta, neurologista, fonoaudiólogo e demais profissionais da saúde. A escolha do tratamento vai depender das consequências causadas ao paciente, que muitas vezes são danosas. “Os Acidentes Vasculares Celebrais apresentam resultados desde nenhuma sequela até o óbito”, diz Dr. Fernando.

Existem fatores contribuintes para o AVC, mas também há maneiras de prevenir.

De acordo com o neurocirurgião diminuir a vida sedentária, evitar bebida alcoólica, controlar a alimentação, fazer acompanhamento médico para controle e prevenção de doenças como a dislipidemia (colesterol ou triglicerídeos elevados), diabetes, hipertensão arterial são fundamentais para a prevenção.

“O importante é vigiar a saúde do corpo, se algo está fora do normal. Procure seu médico e faça exames”, finaliza.

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão
Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão As pessoas mais propensas a desenvolver a patologia são as do sexo masculino, principalmente entre 40 a 60 anos. 06/08/2019 Leia mais
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna Dependendo da raiz acometida a dor pode se irradiar por distintas partes no membro superior. 29/07/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames