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Gordura boa e gordura ruim: entenda mais sobre o que pode ou não consumir

20/07/2020A nutricionista esclarece quais os tipos de gordura que podem ser acrescentado no seu dia a dia.

Gordura boa e gordura ruim: entenda mais sobre o que pode ou não consumir

Com a chegada do inverno o corpo pede alimentos mais quentes e calorosos e para entender melhor o que é saudável ou não, a nutricionista da Ortoimagem Tamara Pedroso, esclarece quais os tipos de gordura que pode ser consumido e explica os benefícios e malefícios da mesma.

 

1. Posso aquecer o azeite de oliva na hora de preparar a comida?

Todos os óleos quando aquecidos acima de 180° podem perder as propriedades. Recomendo que a quantidade a ser usada seja pequena e que não tenha hábito de fazer frituras, pois isso irá superaquecer o óleo e aí sim, deixar ele com substâncias tóxicas e perder as suas características antioxidantes.

 

2. É possível comer um prato muito gorduroso à noite?

Os óleos ou gorduras possuem uma densidade calórica de 9 kcal para cada grama, os carboidratos e proteínas possuem 4 kcal para cada grama, ou seja, os óleos são bem mais calóricos. Se você consumir um prato muito gorduroso de noite (que é o horário que menos precisamos de energia) ou em qualquer outra refeição, irá ingerir muitas calorias provavelmente desnecessário, podendo ganhar peso.

 

3. É recomendável tirar totalmente a gordura da dieta?

Não. As gorduras boas, que estão nas oleaginosa, sementes e demais alimentos in natura possuem ácidos graxos importantes para nossa saúde cerebral e até hormonal.

 

4. Será que a gordura do frango é melhor do que a da carne vermelha?

Toda gordura animal é saturada (sólida em temperatura ambiente) em excesso irá elevar o colesterol.

 

5. Posso comer peixes gordurosos à vontade, já que a sua gordura é saudável?

Se você consumir peixes de boa qualidade irá obter o ômega 3 que é um ácido graxo protetor cardiovascular, mas em excesso não irá deixar de ser óleo com muitas calorias. Além de você não precisar tanto assim de ômega 3, irá estar consumindo gordura em excesso.

 

6. Se eu comer margarina ou manteiga, dá na mesma em termos de saúde?

Não. A margarina é um subproduto do processo de hidrogenação o que pode ser extremamente maléfica ao organismo. Desta forma sempre que possível escolha a manteiga.

 

7. Seria possível preparar o arroz sem usar um pingo de óleo?

Sim, pois não são todos os alimentos que precisam de óleo para cozinhar, se a questão for realçar o sabor do alimento, indico que acrescente 1 fio de azeite de oliva diretamente no prato.

 

8. Alguém preocupado com uma dieta saudável pode se dar ao luxo de comer uma fritura de vez em quando?

Claro. Uma pessoa saudável pode abrir exceções as vezes, comer fritura só será um problema se virar regra na rotina alimentar.

 

9. É mesmo proibido reutilizar um óleo vegetal de boa qualidade?

O reaquecimento do óleo pode ir deixando ele tóxico, então recomendo que evite.

 

10. Há um jeito e um lugar mais indicados para guardar o óleo vegetal?

Sim, o ideal é que seja ao abrigo de luz, para evitar oxidação dos lipídios.

 

11. A criança não deveria ser liberada para comer gordura à vontade, já que está em crescimento?

Não, uma criança deve ter uma dieta equilibrada e diversificada, assim como um adulto. Nessa fase ela está construindo os hábitos alimentares, então não pode ser consumido à vontade.

 

12. Pode um prato muito gorduroso causar uma tremenda indigestão?

Sim, o nosso corpo precisa produzir enzimas para digerir tudo o que comemos, se algo for em excesso o processo digestivo pode ficar sobrecarregado e gerar uma indigestão.

 

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Francine Germano de Andrade -

Jornalista (SC 4381 JP)

Relações Públicas/Marketing

 

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