OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Fascite Plantar: conheça os sintomas e como tratar

23/05/2019 O encurtamento muscular da panturrilha é a característica mais comum nos pacientes com Fascite Plantar, mas nem sempre está presente.

Fascite Plantar: conheça os sintomas e como tratar

Se você está sentindo dores sob calcanhar e mal consegue caminhar é importante procurar por um médico ortopedista, pois este é um dos sintomas da Fascite Plantar.

Segundo os especialistas a Fascite Plantar é uma inflamação em uma estrutura fibrosa que sustenta o arco do pé, denominada fáscia plantar.

Dr. Fabricio Rampinelli Zanella, Ortopedista e Traumatologista da Ortoimagem, explica que não existe uma causa totalmente esclarecida sobre a Fascite Plantar, mas sabe-se que na maioria dos casos, existe uma sobrecarga na fáscia plantar por aumento da tensão sobre ela. Esta tensão, aplicada de forma repetitiva, provoca microrrupturas e degeneração progressiva da fáscia plantar.

O Ortopedista acrescenta que estudos anatômicos já realizados mostraram que existe uma continuidade entre as fibras do tendão de Aquiles e a fáscia plantar. Então quando aumenta a tensão no tendão de Aquiles (por encurtamento muscular) ele transmite à fascia plantar, promovendo a dor.  “O encurtamento muscular da panturrilha é o achado mais comum nos pacientes com Fascite Plantar, mas nem sempre está presente. Já o encurtamento muscular pode ser provocado por diversos fatores como: idade, sedentarismo, genética, a não prática de exercícios de alongamento, alteração neurológicas, uso prolongado de calçados de salto alto e entre outros”, diz Dr. Fabricio.

O diagnóstico é realizado através de exames clínicos acompanhados por exames radiológicos, como: raio-x, ultrasson e ressonância ragnética além dos exames laboratoriais para excluir outras causas de dor no calcanhar.

O tratamento inicia-se com uso de medicamentos, palmilhas, crioterapia (gelo), calçados com salto médio. “O importante é retirar o fator de sobrecarga, que na maioria das vezes é o encurtamento muscular”, diz o ortopedista.

 A fisioterapia também é indicada e um programa de alongamento domiciliar também é recomendado.

O tempo estimado para a recuperação total do paciente é torno de dois a três meses, isto se houver dedicação total do mesmo.

Dr. Fabricío faz um alerta que entre 5% a 15% dos pacientes não apresentam melhora e acabam realizando outras formas de tratamentos que são: uso de órtese, imobilização e até cirurgia.

A Fascite Plantar é uma lesão que causa muita dor e para evitá-la Dr. Fabricio dá algumas orientações: alongar antes e após as atividades físicas; cuidados para evitar o sobrepeso e atividade física/laboral.

Para você que se identificou com as sintomatologias agende uma consulta com o especialista.

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP)

Relações Públicas/Marketing

 

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores
Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores A Síndrome da Banda Iliotibial é o termo designado para dor na região lateral do joelho. 02/12/2019 Leia mais
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento A Vasculite é uma patologia onde existe uma inflamação dos vasos sanguíneos. 14/11/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames