OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Endometriose: Mulheres podem engravidar sem ter complicações na gestação?

24/07/2020Especialistas explicam o que é a doença, o tipo de exame mais recomendado e as formas de tratamento.

Endometriose:   Mulheres podem engravidar sem ter complicações na gestação?

Quando a mulher recebe o diagnóstico que tem endometriose no útero, logo vem a preocupação, será que vou conseguir engravidar, será tem cura?

Há muitos estudos sobre a causa da endometriose, mas o que atualmente se sabe que se trata de uma doença ginecológica, onde surgem células muito semelhantes com a parte interna do útero, porém fora dele. Segundo o ginecologista, Dr. Mario Durlin, é como se fosse um tapete que reveste internamente o útero e migrasse para fora dele, ficando incrustados em outros tecidos abdominais. Frequentemente, encontram –se nos ovários, ligamentos uterinos ou no intestino.

Antigamente falavam que as dores menstruais eram apenas “cólicas”. Hoje os ginecologistas levam os sintomas mais a sério. Inclusive as formas de tratamento, desde clínico a cirúrgico. Também é importante ressaltar que a endometriose não impede de a mulher engravidar e nem ter complicações na gestação.

De acordo com Dr. Mario é importante diferenciar a endometriose da infertilidade. São duas doenças que se “namoram” muito. “Muitas mulheres têm endometriose e tem dificuldade de engravidar, outras que tem a infertilidade e não tem a endometriose”, diz.

Para um diagnóstico preciso é importante a avaliação de um profissional que tenha experiência com este tipo de doenças para que se inicie o tratamento precocemente.

Os principais sintomas da endometriose estão relacionados a menstruação, São cólicas intensas, dor para evacuar e urinar durante o ciclo menstrual e também na relação sexual.

Dr. Mario acrescenta que o diagnóstico precoce é um grande aliado para melhorar a qualidade de vida da mulher. “Quando o paciente chega no consultório com queixas de cólicas intensas, procuro entender tamanho dessa dor, realizo o exame clínico e solicito exames por imagem para descartar confirmar e descartar outras patologias. Geralmente peço Ressonância Magnética e Ultrassonografia”, diz.

Ressonância Magnética importante aliada no diagnóstico

 De acordo com a médica radiologista da Ortoimagem, Michelle Alves Scarduelli, o exame de ressonância ragnética é de grande importância no diagnóstico para identificar lesões de permeio às aderências e ainda na demonstração e avaliação da extensão das lesões subperitoneais, que não são possíveis serem observadas no exame de laparoscopia, apresentando exatidão, sensibilidade e especificidade de 95% para endometriose profunda.

“Entre as vantagens para um diagnóstico está na aquisição rápida de sequência de várias imagens simultâneas de todas as vísceras pélvicas”, diz.

A etapas de tratamento para a endometriose

Dr. Mario relata que quando a paciente chega ao seu consultório para apresentar os exames, procura deixa-la tranquila, explicando que a endometriose é uma doença benigna, pois nem sempre há uma cirurgia para retirar tudo que está alterado.

“Se a paciente não está querendo engravidar naquele momento e eu conseguir controlar os sintomas, pronto, porque o tratamento da endometriose tem um objetivo que é melhorar a qualidade de vida da paciente. Fazer com que a mesma consiga passar meses, anos sem dor. Entre os medicamentos que prescrevo são analgésicos, anti-inflamatório”, diz

Dr. Mario acrescenta que outra parte do tratamento é bloquear a menstruação com uso de alguns hormônios, a princípio os que tem efeito anticoncepcional, onde a paciente vai fazer uso continuo sem interrupção. Importante ressaltar que a paciente deve fazer acompanhamento contínuo do tratamento com o médico da sua confiança.

Para pacientes que desejam engravidar, o tratamento tem indicação cirúrgica, onde tem o objetivo de remover todos os corpos, alterações que o exame de ressonância magnética mostra.

Depois da cirurgia a paciente precisa seguir fazendo o acompanhamento do pós-operatório para ver como o organismo dela vai reagir. Importante destacar que hábitos saudáveis contribuem para melhorar a qualidade de vida, pois existem alimentos que podem aumentar as chances do desenvolver a endometriose.

 

Assista a Live no Canal da Ortoimagem no YouTube

 

 

 

Francine Germano de Andrade -

Jornalista (SC 4381 JP)

Relações Públicas/Marketing

 

Imagens da Notícia

  • Imagem
  • Imagem

Últimas Notícias

Artroplastia de quadril: saiba mais sobre este procedimento cirúrgico
Artroplastia de quadril: saiba mais sobre este procedimento cirúrgico Geralmente esses pacientes que realizam esta cirurgia, têm artrose. 06/08/2020 Leia mais
Gordura boa e gordura ruim: entenda mais sobre o que pode ou não consumir
Gordura boa e gordura ruim: entenda mais sobre o que pode ou não consumir A nutricionista esclarece quais os tipos de gordura que podem ser acrescentado no seu dia a dia. 20/07/2020 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames