Dor no Joelho: porque é tão comum

Compartilhar em:

Artrose ou osteoartrose trata-se de uma doença de caráter degenerativo das articulações marcadas pelo desgaste das cartilagens, causando processo inflamatório, dor progressiva e limitação da função das articulações. Essas dores podem ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, e é mais comum em pacientes acima de 60 anos. Para alguns pacientes realiza-se tratamento conservador através de medicamentos e outras medidas. Em casos mais graves em que acomete os joelhos, indica-se a artroplastia.

Para o Ortopedista e Traumatologista da Ortoimagem, Dr. Marco Aurelio Machado Rodrigues, na artrose ou osteoartrose existem vários tipos de desgastes da articulação e em alguns casos estão relacionados ao tipo de atividade que a pessoa realiza, além da genética, obesidade, traumas e doenças pré-existentes tumorais ou reumáticas.

O diagnóstico da artrose pode ser feito através de exames por imagem como Raios-X, Tomografia ou Ressonância Magnética. Estudos apontam que a maiorias dos casos de artrose seja decorrente do processo normal do envelhecimento, ocorrendo de forma generalizada.

Dr. Marco Aurelio explica que o tratamento da Artrose dos joelhos dependendo da situação do desgaste, pode optar por um tratamento com medicamentos, anti-inflamatórios, além de analgésicos, que não devem ser administrados de forma contínua. Para os casos mais graves indica-se a artroplastia do joelho (prótese).

Na cirurgia, de artroplastia, se faz a substituição da articulação natural do joelho por uma articulação artificial, e ela pode ser uma substituição total ou parcial do joelho.

Após o procedimento a prótese vai principalmente proporcionar alivio da dor, mas também vai possibilitar uma deambulação (caminhada) normal ou  o mais próximo do normal, e até alguma correção de desvios do joelho, melhorando também a estética e a qualidade de vida do paciente após a cirurgia.

Segundo o Dr. Marco Aurelio as próteses são indicadas mais para pacientes com dor no joelho decorrente de osteoartrose, ou doença que levou a esta condição.

Outro fator contribuinte são as doenças reumáticas, uma vez que elas provocam inflamações nas articulações e com isso um desgaste mais rápido da cartilagem, sendo as mais conhecidas a artrite reumatoide, o lúpus ou a gota.

O Ortopedista explica que a durabilidade das próteses fica em torno de 10 anos para o desgaste, e isso vai depender de vários fatores como: o grau e tipo de atividade que o paciente vai fazer após a cirurgia e de como o organismo do paciente vai reagir às próteses.

Para garantir a longevidade e sucesso da sua artroplastia total do joelho Dr. Marco Aurelio dá algumas dicas. 

Veja as dicas:

  • Evitar levantar objetos pesados repetitivamente,
  • Manter o peso adequado,
  • Evitar esportes de impacto como corrida, esqui e ginástica aeróbica de alto impacto,
  • Consultar seu cirurgião antes de iniciar qualquer novo esporte ou atividade,
  • Não levantar ou empurrar objetos pesados,
  • Não ajoelhar e evitar sentar-se em locais e cadeiras baixas.