OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Dor no Joelho: porque é tão comum

17/05/2019A dor no joelho pode estar relacionada a artrose ou osteoartrose uma doença marcada pelo desgaste da cartilagem.

Dor no Joelho: porque é tão comum

Artrose ou osteoartrose trata-se de uma doença de caráter degenerativo das articulações marcadas pelo desgaste das cartilagens, causando processo inflamatório, dor progressiva e limitação da função das articulações. Essas dores podem ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, e é mais comum em pacientes acima de 60 anos. Para alguns pacientes realiza-se tratamento conservador através de medicamentos e outras medidas. Em casos mais graves em que acomete os joelhos, indica-se a artroplastia.

Para o Ortopedista e Traumatologista da Ortoimagem, Dr. Marco Aurelio Machado Rodrigues, na artrose ou osteoartrose existem vários tipos de desgastes da articulação e em alguns casos estão relacionados ao tipo de atividade que a pessoa realiza, além da genética, obesidade, traumas e doenças pré-existentes tumorais ou reumáticas.

O diagnóstico da artrose pode ser feito através de exames por imagem como Raios-X, Tomografia ou Ressonância Magnética. Estudos apontam que a maiorias dos casos de artrose seja decorrente do processo normal do envelhecimento, ocorrendo de forma generalizada.

Dr. Marco Aurelio explica que o tratamento da Artrose dos joelhos dependendo da situação do desgaste, pode optar por um tratamento com medicamentos, anti-inflamatórios, além de analgésicos, que não devem ser administrados de forma contínua. Para os casos mais graves indica-se a artroplastia do joelho (prótese).

Na cirurgia, de artroplastia, se faz a substituição da articulação natural do joelho por uma articulação artificial, e ela pode ser uma substituição total ou parcial do joelho.

Após o procedimento a prótese vai principalmente proporcionar alivio da dor, mas também vai possibilitar uma deambulação (caminhada) normal ou  o mais próximo do normal, e até alguma correção de desvios do joelho, melhorando também a estética e a qualidade de vida do paciente após a cirurgia.

Segundo o Dr. Marco Aurelio as próteses são indicadas mais para pacientes com dor no joelho decorrente de osteoartrose, ou doença que levou a esta condição.

Outro fator contribuinte são as doenças reumáticas, uma vez que elas provocam inflamações nas articulações e com isso um desgaste mais rápido da cartilagem, sendo as mais conhecidas a artrite reumatoide, o lúpus ou a gota.

O Ortopedista explica que a durabilidade das próteses fica em torno de 10 anos para o desgaste, e isso vai depender de vários fatores como: o grau e tipo de atividade que o paciente vai fazer após a cirurgia e de como o organismo do paciente vai reagir às próteses.

Para garantir a longevidade e sucesso da sua artroplastia total do joelho Dr. Marco Aurelio dá algumas dicas. 

           Veja as dicas:

  • Evitar levantar objetos pesados repetitivamente,
  • Manter o peso adequado,
  • Evitar esportes de impacto como corrida, esqui e ginástica aeróbica de alto impacto,
  • Consultar seu cirurgião antes de iniciar qualquer novo esporte ou atividade,
  • Não levantar ou empurrar objetos pesados,
  • Não ajoelhar e evitar sentar-se em locais e cadeiras baixas.
     

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores
Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores A Síndrome da Banda Iliotibial é o termo designado para dor na região lateral do joelho. 02/12/2019 Leia mais
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento A Vasculite é uma patologia onde existe uma inflamação dos vasos sanguíneos. 14/11/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames