OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Dor na perna, formigamento e dormência podem indicar Estenose do Canal Lombar

21/06/2019A Estenose do Canal Lombar refere-se ao estreitamento do canal ao nível da coluna por onde passam os nervos.

Dor na perna, formigamento e dormência podem indicar Estenose do Canal Lombar

Quando você caminha muito ou fica de pé por um período prolongado é comum surgir cãibras e dor nas pernas, mas quando esses sintomas são recorrentes e se intensificam, associados a formigamentos e dormências podem indicar Estenose do Canal Lombar.

Segundo o Ortopedista e Traumatologista, Dr. Phelipe de Souza Menegaz, que é especialista em cirurgia da coluna da Clínica Ortoimagem, o paciente que tem a Estenose do Canal Lombar, queixa-se de dores nas costas que se irradia para ambas as pernas, mas a dor nas costas (Nem sempre é o principal sintoma). As dores pioram quando o paciente vai caminhar descer uma ladeira ou escada e quando necessita ficar de pé por período prolongado.

A Estenose do Canal Lombar refere-se ao estreitamento do canal ao nível da coluna por onde passam os nervos que vão levar função motora e sensitiva para os membros inferiores.

O Ortopedista explica que as causas da Estenose do Canal Lombar podem ser múltiplas. Elas podem ser divididas em causas congênitas, adquiridas de origem degenerativa e iatrogênicas. As pessoas mais propensas a desenvolver a patologia são as com mais de 50 anos.

Para se chegar ao diagnóstico o Ortopedista avalia a história do paciente e faz exame físico, porém para confirmar a suspeita são solicitados exames por imagem, como: raio-X e ressonância magnética da coluna lombar.

Dr. Phelipe explica que na maioria dos casos o tratamento inicial da Estenose do Canal Lombar é realizado de forma conservadora. “A fisioterapia é de grande importância no tratamento, objetivando tratar contraturas musculares e fortalecimento da musculatura abdominal, glútea e paravertebral. A medicação consiste em analgésicos e anti-inflamatórios. Em pacientes que respondem pouco ou não respondem às medicações se faz uso de infiltrações anestésicas na coluna”, diz.

Para pacientes que não apresentam melhora com o tratamento clínico, a cirurgia é indicada. Existem estudos que mostram benefício da cirurgia de descompressão da estenose lombar mesmo em pacientes com 80 anos ou mais, desmistificando a cirurgia de coluna em pacientes de maior idade. 

Para a prevenção o Ortopedista diz que mesmo com grandes indícios que a Estenose do Canal Lombar esteja relacionada à genética, no processo degenerativo, a prática constante de exercícios físicos com fortalecimento e estabilização ao redor da coluna pode prevenir, e/ou minimizar, os sintomas da patologia.

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP) 

Relações Públicas/Marketing

 

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores
Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores A Síndrome da Banda Iliotibial é o termo designado para dor na região lateral do joelho. 02/12/2019 Leia mais
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento A Vasculite é uma patologia onde existe uma inflamação dos vasos sanguíneos. 14/11/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames