OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Dor incapacitante no ombro pode ser sintoma de capsulite adesiva

28/05/2019Se você vem sentindo há alguns dias, uma dor aguda no ombro é importante consultar um ortopedista, pois pode ser capsulite adesiva.

Dor incapacitante no ombro pode ser sintoma de capsulite adesiva

Se você vem sentindo, há alguns dias, uma dor aguda no ombro, tem dificuldade de movimentar o braço, seja para pentear os cabelos, colocar a carteira no bolso e além disso a dor se intensifica durante a noite, é importante consultar com um ortopedista, pois estes podem ser sinais de Capsulite Adesiva, mais conhecido como ombro congelado.

Segundo o Ortopedista e Traumatologista, Dr. Rafael Olivio Martins, a Capsulite Adesiva se caracteriza por limitação dos movimentos e intensa dor no ombro, que pode durar meses até anos.

A patologia inicia-se com uma leve dor e perda progressiva da mobilidade ativa e passiva da articulação glenoumeral. “Pode existir uma combinação de fatores para o desenvolvimento da patologia como um pequeno trauma ou esforço repetitivo, diabetes mellitus e alterações hormonais. Mas a Capsulite Adesiva pode ocorrer sem nenhuma causa aparente e em alguns casos com evolução espontânea para a cura”, diz.

Dr. Rafael explica que a patologia desenvolve em três diferentes fases com características distintas. A primeira conhecida como a Hiperálgica, quando ocorre mobilidade dolorosa e perda rápida da amplitude de movimento da articulação, com duração de dois a nove meses. A segunda fase é do congelamento, onde acorre dor com menor intensidade, embora persistente, com ombro rígido e duração aproximada de 12 meses. A terceira e última fase, com uma duração variável, em que o movimento do ombro melhora progressivamente, com a resolução da doença podendo ocorrer uma perda final de 15-20% dos movimentos.

O diagnóstico da Capsulite Adesiva é realizado por meio da história clínica do paciente, do exame físico e de exames de imagem, principalmente o de ressonância magnética que pode ajudar a excluir outras doenças, confirmando assim o diagnóstico.

O tratamento é definido conforme o estágio em que se encontra a patologia. A fase inicial requer o controle da dor. Nas fases mais avançadas, a recuperação do movimento torna-se o principal objetivo.

Em alguns casos indica-se bloqueios seriados, semanais, do nervo supraescapular, injeções de anestésico local no ombro, na região que passa o nervo.

A fisioterapia e a hidroterapia também são indicadas, para o controle da dor e a recuperação do movimento.

De acordo com o Ortopedista se não houver um resultado satisfatório com o tratamento conservador, pode - se realizar cirurgia por artroscopia para as liberações necessárias, principalmente da capsula articular, isto depende do perfil da doença, do estágio da patologia e da gravidade de cada caso.

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP) 

Relações Públicas/Marketing

 

 

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores
Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores A Síndrome da Banda Iliotibial é o termo designado para dor na região lateral do joelho. 02/12/2019 Leia mais
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento A Vasculite é uma patologia onde existe uma inflamação dos vasos sanguíneos. 14/11/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames