OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Doenças reumáticas apresentam sintomas que vão além das dores articulares

30/10/2017Ao acordar com dores no pescoço, fraqueza nas mãos,mãos doloridas ou febre persistente fique atento,

Doenças reumáticas apresentam sintomas que vão além das dores articulares

Ao acordar com dores no pescoço, fraqueza nas mãos,mãos doloridas ou febre persistente fique atento, você pode estar desenvolvendo uma doença reumática. 

Segundo o reumatologista da Ortoimagem - Tubarão, Dr. Glauco Schmitt, as doenças reumatológicas são, de modo geral, patologias inflamatórias que podem acometer qualquer parte do corpo, apesar de, em sua grande maioria, ocorrem principalmente nas articulações. 

O mais comum entre os sintomas das doenças reumatológicas á a dor, que pode atingir, além das articulações, os músculos e os órgãos. “A intensidade e a localização são variadas.”, afirma. 

Mas os sintomas não se limitam as dores, o paciente sente também no local acometido calor, vermelhidão, aumento do tamanho/volume, dificuldade de movimentar as articulações e “barulho de areia” no joelho ou no ombro. 

Dr. Glauco acrescenta outros sinais das doenças reumáticas, como fraqueza muscular, febre persistente, emagrecimento e ausência de apetite. “Sintomas mais graves são, comumente, mais difíceis de diagnosticar, como o aumento das “ínguas”, do fígado ou do baço; tromboses, abortos; problemas de coração, pulmão, estômago, intestino, cérebro, nervos, rins e olhos”, explica, “principalmente por se apresentarem de maneira mais discreta ou quando a doença já está mais evoluída”. 

Para um diagnóstico preciso é importante o paciente consultar o médico especialista o mais precoce possível, já que na maior parte dos casos, existem detalhes ao exame clinico fundamentais para a investigação. Por se tratar de uma patologia onde o sistema imune ataca o próprio corpo, é essencial a realização de exames de sangue para avaliar o estado da imunidade, os anticorpos produzidos e a saúde como um todo. Muito importante também é a realização de exames por imagem como: radiografia, tomografia, ressonância magnética, cintilografia e ultrassom, dependendo o caso. 

Após a confirmação do diagnóstico se pensa nas formas de tratamento. Em alguns casos não é preciso o envolvimento de medicações. A realização de atividade física, alimentação saudável, acompanhamento com fisioterapia e psicólogo sempre auxiliam e devem ser realizadas, de modo prudente e sem exageros. Outras situações exigem abordagem farmacológica com uso de analgésico, antiflamatórios, corticóides, medicamentos reumáticos e remédios que diminuem a ação do sistema imunológico. 

O reumatologista explica que em alguns casos as doenças podem gerar seqüelas. Mesmos os reumatismos menos graves, como a artrose e a osteoporose,podem causar danos na articulação e no osso e gerar limitações para o seu uso. Outro exemplo é a Artrite Reumatóide que pode deformar as mãos e outras articulações. 

Dr. Glauco afirma que não existe uma fórmula para se evitar ou curar uma patologia reumatológica. “O importante é ter estilo de vida saudável e evitar excessos, tanto de alimentos quanto de maus hábitos como: fumo e bebida”. 

Todas as patologias reumatológicas, principalmente as mais graves, como Artrite Reumatóide, Lupus e Vasculites necessitam acompanhamento constante com especialista, pois com o tempo, podem comprometer os órgãos que antes não agrediam. “O importante é procurar tratamento especializado assim que aparecerem os primeiros sintomas”, conclui o Reumatologista Dr. Glauco.

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP)

Relações Públicas/Marketing

 

Últimas Notícias

Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão
Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão As pessoas mais propensas a desenvolver a patologia são as do sexo masculino, principalmente entre 40 a 60 anos. 06/08/2019 Leia mais
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna Dependendo da raiz acometida a dor pode se irradiar por distintas partes no membro superior. 29/07/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames