OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão

06/08/2019As pessoas mais propensas a desenvolver a patologia são as do sexo masculino, principalmente entre 40 a 60 anos.

Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão

A mão é um membro do corpo que é fundamental em todas as atividades. Sem ela segurar um objeto, abrir uma porta fica mais complicado. Por isso é importante manter a saúde das mãos. Se você sentir um nódulo ou cordas fibrosas na palma da mão, fique atento, pois pode ser a doença de Dupuytren.

De acordo com Dr. Rafael Roberg, Ortopedista e Traumatologista, especialista em cirurgia da mão da Ortoimagem, a doença de Dupuytren é caracterizada pela fibroproliferação que acomete o tecido subcutâneo da região palmar das mãos e essa proliferação substitui a fáscia palmar por um tecido colagenoso firme e inelástico, progredindo com o tempo para a formação de nódulos e cordas fibrosas que causam a retração dos dedos na posição de flexão, gerando assim a contratura de Dupuytren.

As pessoas mais propensas a desenvolver a patologia são as do sexo masculino, principalmente entre 40 a 60 anos. Entre os fatores de risco estão: diabetes mellitus, epilepsia, alcoolismo e tabagismo.

Dr. Rafael explica que os sintomas da doença de Dupuytren são aparecimento de nódulos ou cordas fibrosas na palma da mão, mais comumente no quarto e quinto dedos, causando uma deformidade em retração dos mesmos na direção da palma, impossibilitando o paciente de estender os dedos. Normalmente são indolores e progressivos com o tempo.

A doença apresenta três estágios, sendo o primeiro a fase proliferativa, na qual a atividade celular é intensa e é onde ocorre o início da doença. A segunda fase é a evolutiva, onde as células se agrupam para formar os nódulos e a última que é a fase residual, pois a atividade celular é menor.

Depois de confirmada a lesão, realiza-se o tratamento que é por intervenção cirúrgica, único método efetivo. O procedimento consiste na ressecção do tecido doente na região acometida. “O tratamento cirúrgico está indicado nas contraturas severas que causam deformidades graves em que o paciente não consegue esticar os dedos e prejudica as funções diárias e laborais”, diz.

O Ortopedista destaca quando a cirurgia é realizada nas fases proliferativa ou involutiva, pode ser que tenha reincidência devido à atividade celular estar ativa. O importante é realizar o tratamento com um ortopedista especialista na área.

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP) 

Relações Públicas/Marketing

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna Dependendo da raiz acometida a dor pode se irradiar por distintas partes no membro superior. 29/07/2019 Leia mais
Torcicolo: ortopedista faz um alerta sobre as causas e como tratar
Torcicolo: ortopedista faz um alerta sobre as causas e como tratar Torcicolo é uma contratura muscular, levando a inclinação lateral do pescoço. 02/07/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames