OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Dificuldade para caminhar é um dos sintomas da Osteonecrose da cabeça femoral

04/06/2019Patologia acomete principalmente adultos jovens, predominante no sexo masculino e podem ser bilateral em 40% a 70%.

Dificuldade para caminhar é um dos sintomas da Osteonecrose da cabeça femoral

Dor na região da virilha ou nádega com dificuldade para mover a articulação do quadril e para ficar em pé ou até mesmo dar pequenos passos são alguns dos sintomas da osteonecrose da cabeça femoral, patologia decorrente de alteração da circulação sanguínea no osso, que acomete principalmente adultos jovens, predominante no sexo masculino e podem ser bilateral em 40% a 70%.

Segundo o Ortopedista e Traumatologista, especialista em cirurgia de quadril, Dr. Marco Aurelio Machado Rodrigues, as principais causas da osteonecrose da cabeça femoral estão relacionadas à pós-trauma, uso de medicamentos como corticoides ou quimioterapia, tabagismo e bebidas alcoólicas. Entretanto, de acordo com o especialista, existem os de causas desconhecidas.

Para o Ortopedista e Traumatologista, também especialista em cirurgia de quadril, Dr. Felippe Esteves Fontes Martins, a ressonância magnética do quadril é o exame mais indicado para confirmação do diagnóstico, pois as alterações precoces no osso não são vistas em um raio-x. “ Uma ressonância magnética mostra a osteonecrose da cabeça femoral bem precocemente, mesmo que ainda não cause sintomas. É um ótimo método para tentar detectar a doença, mesmo sem dor”, diz.

O tratamento é realizado de acordo com o estágio que se encontra a osteonecrose da cabeça femoral no momento do diagnóstico. Embora as opções de tratamento não cirúrgico, como medicamentos ou muletas, possam aliviar a dor e retardar a progressão da doença, as opções de tratamento de maior sucesso são as cirurgias.

“Pacientes com osteonecreose da cabeça femoral diagnosticados em fases precoces são ótimos candidatos para os procedimentos da preservação da articulação do quadril”, diz, Dr. Felippe.

Já em casos avançados da doença, onde existe destruição óssea, além do tratamento clínico, pode ser necessário uma cirurgia de artroplástia total de quadril para substituir a cabeça necrosada por uma prótese.

Uma vez estabelecido o diagnóstico e realizado o tratamento é importante ter alguns cuidados, evitando atividades de impacto e sempre que possível fazer uma avaliação com o ortopedista.

Imagens da Notícia

  • Imagem
  • Imagem

Últimas Notícias

Lesão no menisco: conheça os sintomas e como tratar
Lesão no menisco: conheça os sintomas e como tratar A maior incidência de Lesões no Menisco é decorrente de traumas sofridos durante a realização de atividades físicas. 20/08/2019 Leia mais
Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão
Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão As pessoas mais propensas a desenvolver a patologia são as do sexo masculino, principalmente entre 40 a 60 anos. 06/08/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames