OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Densitometria é mais do que óssea

23/07/2018O exame de densitometria óssea por DXA além de detectar a redução da massa óssea, este exame avalia de forma precisa a verificação do IMC.

Densitometria é mais do que óssea

Nas estações mais quente do ano aumenta a procura por academias e profissionais da nutrição visando recuperar o tempo perdido para ficar com o corpo em forma. Um dos serviços oferecidos antes de começar qualquer atividade física ou dieta é a verificação do Índice de Massa Corporal (IMC). Este método é o mais utilizado para a classificação e monitoramento do estado nutricional em todo o mundo, mas apresenta limitações de medidas.

Para se chegar a um diagnóstico preciso na avaliação do IMC indica-se a Densitometria Óssea por DXA de corpo inteiro. Além de detectar a redução da massa óssea, este exame é o único método que avalia diretamente todos os compartimentos corporais (massa óssea, massa muscular e água, massa gordurosa) de maneira precisa. É indicado para todas as idades e sem restrição.

Conheça algumas indicações da Densitometria por DXA

Atividade física: desempenho em competições e estratégias de treinamento; potencial de massa magra em esportistas, impacto dos exercícios sobre a composição corporal e estado nutricional;

Nutrição: verificar a associação entre a ingestão de macro e micronutrientes (inquéritos epidemiológicos) e a distribuição da composição corporal;

Outras indicações clínicas: envelhecimento (síndrome de fragilidade, sarcopenia); terapia hormonal com estrogênio ou testosterona e corticoterapia prolongada; monitoração do crescimento em crianças e adolescentes; antes e depois de intervenções especificas, como cirurgias bariátricas e transtornos alimentares (obesidade, bulimia e anorexia nervosa)

Uma vantagem adicional da Densitometria DXA é a determinação da composição regional, permitindo o estudo particularizado de braços, pernas, tronco e abdômen.

O exame por ser não-invasivo é muito simples para o paciente, não requer nenhum preparo e tem duração de 10-15 min. A radiação é extremamente baixa, semelhante à radiação ambiental que recebemos num dia de sol, podendo ser repetido quantas vezes for necessário.

O exame pode ser solicitado por nutricionistas e diferentes especialidades médicas.

A Ortoimagem dispõe do exame de Densitometria Óssea por DXA de corpo inteiro. Para agendar o exame entre em contato pelo telefone (48) 3631-1432.

Últimas Notícias

Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão
Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão As pessoas mais propensas a desenvolver a patologia são as do sexo masculino, principalmente entre 40 a 60 anos. 06/08/2019 Leia mais
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna Dependendo da raiz acometida a dor pode se irradiar por distintas partes no membro superior. 29/07/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames