OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Conheça a causas e as consequências das quedas em idosos

07/07/2020Com passar da idade o metabolismo corpóreo e ósseo sofrem alterações.

Conheça a causas e as consequências das quedas em idosos

Com passar da idade o metabolismo corpóreo e ósseo sofrem alterações em algumas pessoas de forma mais acentuadas e outras por alguns cuidados com a alimentação e a prática de atividade física, sofrem menos.

De acordo com Dr. Giovanni Benedet Camisão, ortopedista e traumatologista da Ortoimagem, com o envelhecimento do corpo humano o turnover ósseo sofre significativa alteração no circuito de remodelação óssea no qual o tecido ósseo maduro é removido e um novo é formado e fixado no arcabouço ósseo. Essa mudança prejudica a qualidade óssea surgindo a Osteopenia e Osteoporose.

Nas mulheres o início em geral ocorre na menopausa e no homem mais tarde, proporcionando o enfraquecimento ósseo e com possíveis quedas, levando a sofrerem fratura com facilidade.

“Os tipos de fraturas podem ser de repercussão simples ou até mesmo de gravidade extrema, podendo em alguns casos levar a óbito quando associada a comorbidades”, diz.

O especialista acrescenta que os fatores para que o idoso sofra uma queda e até uma fratura, vão depender de suas condições, quer sejam: alteração visual, estado nutricional ruim, doenças neuro degenerativas entre outros motivos, podendo levar o idoso a ter uma mobilidade alterada, gerando maior dificuldade de deambulação e, por conseguinte mais facilidade para quedas.

O tratamento para fraturas em idosos variam, desde conservadores: como imobilizações gessadas, talas e até mesmo, muito frequentemente, intervenção cirúrgica.

Dr. Giovanni afirma que o melhor a fazer para não ocorrerem às quedas seria manter o ambiente organizado e idealizado para a necessidade do idoso, como: barras de proteção em corredores, evitar tapetes, cera em assoalhos, optar por pisos antiderrapantes, evitar chinelos de pano e de borracha. Outro fator contribuinte é cuidar da alimentação que privilegie o aporte de nutrientes para musculatura, praticar atividade física para manutenção da homeostase corporal, avaliação de acuidade visual e neurológica.

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Artroplastia de quadril: saiba mais sobre este procedimento cirúrgico
Artroplastia de quadril: saiba mais sobre este procedimento cirúrgico Geralmente esses pacientes que realizam esta cirurgia, têm artrose. 06/08/2020 Leia mais
Endometriose:   Mulheres podem engravidar sem ter complicações na gestação?
Endometriose: Mulheres podem engravidar sem ter complicações na gestação? Especialistas explicam o que é a doença, o tipo de exame mais recomendado e as formas de tratamento. 24/07/2020 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames