OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Artroplastia de quadril: saiba mais sobre este procedimento cirúrgico

06/08/2020Geralmente esses pacientes que realizam esta cirurgia, têm artrose.

Artroplastia de quadril: saiba mais sobre este procedimento cirúrgico

A artroplastia de quadril é um procedimento cirúrgico que consiste na substituição do quadril natural por uma articulação protética. Geralmente esses pacientes que realizam esta cirurgia, têm artrose, uma doença que apresenta o desgaste da articulação ou sofreram alguma fratura. Existem também outras causas, porém estas são as principais que levam o paciente precisar realizar o procedimento.

De acordo com o ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia de quadril da Ortoimagem, Dr. Felippe Fontes, quando se trata do desgaste da articulação a predisposição é praticamente igual entre homens e mulheres, elas ficam na frente por muito pouco. No caso de fraturas do colo de fêmur, devido as alterações hormonais no decorrer da idade as mulheres são as predominantes e essa diferença é em torno de 40 a 60% em relação aos homens, precisando assim, na maioria das vezes, realizar a artroplastia do quadril.

Para indicar o procedimento cirúrgico o paciente realiza uma consulta com o ortopedista, onde o especialista solicita exames por imagem, como: raio-x, ressonância magnética ou tomografia, para avaliar junto a história clínica como está a evolução do desgaste na articulação. Em alguns casos é possível realizar o tratamento conservador, mas não havendo resposta positiva, é necessário a artroplastia do quadril.

Dr. Felippe explica que a cirurgia geralmente dura uma hora e meia à duras horas, o tempo vai depender do grau da artrose e da dificuldade técnica que o cirurgião vai encontrar. A internação hospitalar varia de acordo com caso clinico de cada paciente, mas pode ficar de três a sete dias. Depois os cuidados continuam em casa.

Segundo o ortopedista inicialmente haverá algumas restrições, onde Dr. Felippe orienta a não ter movimentos bruscos como: flexionar acima de 90 graus o quadril, cruzar as pernas, agachar para pegar algum objeto e cuidar da sobrecarga de peso. “Isso tudo gradativamente o paciente vai poder voltar a fazer, mas inicialmente deve evitar”, diz.

Para aqueles que não querem futuramente sofrerem de artrose, osteoporose e fraturas no colo do fêmur, Dr. Felippe indica uma vida com hábitos saudáveis, com: atividade física, fortalecimento das articulações do quadril, dos membros inferiores e procurar controlar o sobrepeso através de uma alimentação de qualidade.

Em casos que já existam um problema congênito, ou seja, de nascimento esse paciente ele vai ter uma propensão maior a desenvolver a artrose, mas ele pode prorrogar através dos cuidados citados acima.

 

Francine Germano de Andrade -

Jornalista (SC 4381 JP)

Relações Públicas/Marketing

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Saúde do Idoso: cuidados essenciais
Saúde do Idoso: cuidados essenciais Com passar da idade o metabolismo corpóreo e ósseo sofrem alterações. 25/09/2020 Leia mais
Saiba mais sobre Tremor nas Mãos
Saiba mais sobre Tremor nas Mãos Especialista explica que tremor nas mãos pode estar relacionado a doença "Tremor Essencial". 24/09/2020 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames