OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Artrite Psoriásica: Psoríase além da pele

18/08/2017A artrite psoriásica é uma doença articular inflamatória associada a psoríase cutânea.

Artrite Psoriásica: Psoríase além da pele

A artrite psoriásica é uma doença articular inflamatória associada a psoríase cutânea. Para compreender melhor sobre a patologia é preciso conhecer o que é psoríase, pois ambas estão associadas.

De acordo com a Reumatologista da Ortoimagem, Dra. Clarissa Sousa, a psoríase se caracteriza pelo aparecimento de lesões avermelhadas, escamosas que acometem principalmente joelhos, cotovelos e couro cabeludo, mas podem atingir qualquer parte do corpo e que causam coceira. Já a artrite psoriásica, segundo a Reumatologista, além de atingir a pele também atinge as articulações. “ Nem todos os pacientes com psoríase desenvolvem artrite psoriásica”, diz.

A psoríase de pele ocorre em 1 a 3% da população mundial. Entre 10 e 42% desses pacientes apresentam quadro de artrite associado. Usualmente, a manifestação cutânea aparece na segunda ou terceira década de vida, enquanto que o quadro articular geralmente ocorre duas décadas após. Na grande maioria dos casos (75% dos pacientes), o quadro cutâneo precede a artrite.

Dra. Clarissa explica que a frequência, em geral, é similar entre homens e mulheres. Na maior parte dos casos, a doença é multifatorial, envolvendo a interação entre vários genes com desencadeantes ambientais (infecções, medicações, estímulos antigênicos, estresse físico e ou emocional).

Os sintomas relacionados a artrite psoriásica são: edema nos dedos das mãos e pés; dor nas costas que piora com repouso; articulações sensíveis, doloridas, latejantes ou edemaciadas, sensibilidade, dor ou edema ao redor dos tendões, redução do movimento, rididez matinal, alterações nas unhas (depressões ou separação do leito ungueal). Também podem acontecer manifestações nos olhos, vasos e pulmões.

Para o Reumatologista, Dr. Glauco Schmitt da Ortoimagem, o diagnóstico da artrite psoriásica é baseado principalmente nas alterações encontradas em exame físico, entretanto existem exames laboratoriais e de imagem que, apesar de não específicos, também são bastante sugestivos para a doença.

O tratamento da patologia envolve estabilizar as lesões cutâneas, articulares e as entesites. Habitualmente são utilizadas medicações imunossupressoras (que modulam a imunidade) para que a doença seja estabilizada.

“Sabendo-se que a maior parte das pessoas que desenvolvem a doença são portadores de psoríase, é de fundamental importância o cuidado adequado das lesões cutâneas e o acompanhamento com especialistas sempre que necessário”, finaliza Dr. Glauco.

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP) 

Relações Públicas/Marketing

 

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores
Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores A Síndrome da Banda Iliotibial é o termo designado para dor na região lateral do joelho. 02/12/2019 Leia mais
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento A Vasculite é uma patologia onde existe uma inflamação dos vasos sanguíneos. 14/11/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames