Artrite Reumatóide atinge quase um milhão de pessoas no Brasil

Compartilhar em:

Ainda hoje não é conhecida uma maneira eficaz de prevenção à Artrite Reumatóide, sendo o diagnóstico precoce e o tratamento adequado o método mais importante para prevenir os danos nas articulações.

A Artrite Reumatóide é uma doença autoimune, inflamatória, sistêmica e crônica, caracterizada por sinovite periférica, em especial das mãos, e por diversas manifestações extra-articulares.

É uma doença bastante frequente, demonstrando em pesquisa realizada em 2004 uma prevalência de 0,46% da população, ou seja, quase um milhão de pessoas.

De acordo com o Reumatologista da Ortoimagem, Dr. Glauco Schmitt as causas da Artrite Reumatoide não são conhecidas, mas muito se avançou nos últimos anos. Hoje, sabe-se que existe uma forte influência genética, mas muitos fatores decorrentes da exposição ambiental, como tabagismo e infecções periodontais contribuem com a doença.

Os sintomas são variáveis quanto a sua apresentação. O Reumatologista explica que a forma mais comum é o acometimento de múltiplas articulações, em especial das mãos, que encontram-se inchadas, vermelhas, quentes e doloridas. Mas a patologia também atinge os cotovelos, ombros, joelhos e pés. “É bastante comum que pela manhã ou após períodos de longa inatividade as articulações estejam duras e difíceis de mexer”, diz.

Pode chegar-se ao diagnóstico com histórico clínico e exames complementares. “Nenhum exame isoladamente, seja laboratorial, de imagem ou histopatológico, estabelece o diagnóstico”, afirma Dr. Glauco.

É importante que o paciente procure o mais rápido possível por tratamento, uma vez que a terapia medicamentosa intensiva iniciada precocemente previne danos estruturais, melhorando a movimentação das articulações. Outros métodos de prevenção e tratamento são: exercício físico regular, terapia ocupacional, órteses, fisioterapia e terapia psicológica de forma individualizada.

Dr. Glauco acrescenta que sem tratamento adequado, a doença pode avançar progressivamente, determinando deformidades e dificuldade para realizar mesmo as atividades diárias, decorrentes em especial das irreversíveis erosões articulares.