OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

Artrite gotosa e os cuidados com a alimentação

03/12/2018Alimentos ricos em proteínas e bebidas alcoólicas em excesso contribuem para o desenvolvimento da doença.

Artrite gotosa e os cuidados com a alimentação

Desencadeada pela elevação de ácido úrico no sangue, a Artrite Gotosa (Gota) tem um fator genético importante, podendo ser passada de pai para filho. Bebidas alcoólicas em excesso e alimentação rica em proteína também podem aumentar os índices da substancia, contribuindo para inflamação das articulações.

A principal causa da Gota é a predisposição genética, avaliada por meio do histórico familiar. Mas se a pessoa consome excessivamente alimentos ricos em purinas, abusa do álcool, faz jejum prolongado e uso de medicamentos pode vir a desenvolver a gota, mesmo com pouca predisposição para a doença.

Segundo o Reumatologista Dr. Glauco Schmitt o ácido úrico é um composto produzido normalmente pelo corpo, resultante do metabolismo de uma proteína chamada purina, presente em muitos alimentos. Essa substância é excretada pelo rim, pela bile e pelo intestino, e sua concentração pode ser medida no sangue e na urina.

Alguns alimentos que devem ser evitados: vitela, bacon, embutidos e miúdos como: fígado, coração, língua, rins e miolo. Além de frutos do mar, como o camarão. Bebidas alcoólicas de todos os tipos são também grandes causadores.

Os sintomas de acordo com Dr. Glauco podem ser observados em três fases. A primeira é a artrite gotosa aguda, que caracteriza-se por dor em uma ou poucas articulações que tem início súbito, duração contínua e forte intensidade. Acompanha calor, rubor e edema local. Mais frequentemente acomete podagra, mas pode pegar tornozelo e joelhos. A segunda os períodos Inter críticos, aqueles nos quais a crise foi controlada. A terceira, a gota crônica na qual desenvolve-se as alterações permanente, na forma de tofos.

A Reumatologista Dra. Clarissa explica que o diagnóstico pode ser realizado pelo histórico familiar e pessoal do paciente, exame clinico e confirmado pelo exame de sangue e urina.

O tratamento para crise aguda de acordo com a Dra. Clarissa Sousa pode ser realizado com anti-inflamatório e corticoides. O ideal é usar logo no início da crise para aumentar a eficácia. Depois do tratamento da crise aguda, são utilizados uricosuricos para redução do ácido úrico e prevenção de novas crises.  A alimentação também sempre deve ser controlada. Importante destacar que mesmo após o diagnóstico, o acompanhamento regular é de fundamental importância para controle da doença, assim como as medidas comportamentais.

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP)

Relações Públicas/Marketing

Últimas Notícias

Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão
Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão As pessoas mais propensas a desenvolver a patologia são as do sexo masculino, principalmente entre 40 a 60 anos. 06/08/2019 Leia mais
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna Dependendo da raiz acometida a dor pode se irradiar por distintas partes no membro superior. 29/07/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames