OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

A epilepsia é um dos transtornos crônicos mais importantes da infância

25/02/2019Cerca de 50% dos pacientes apresentam o problema antes dos cinco anos e 75% antes dos vinte.

A epilepsia é um dos transtornos crônicos mais importantes da infância

 A informação sobre a epilepsia é o primeiro passo para conviver melhor com pessoas que sofrem com a doença. Porém, além de se informar sobre o assunto é importante encarar o paciente de igual para igual, entendendo que cada indivíduo tem suas diferenças.

Na infância, por exemplo, as crianças nem sempre sabem como agir, pois não estão habituadas a vivenciar situações distintas o que pode gerar de imediato afastamento e medo. Discutir essas questões pode ser uma importante ferramenta para facilitar a vida social do paciente nessa fase da vida e fortalecer sua segurança.

De acordo com Neurocirurgião Dr. Fernando Oliva da Fonseca, a epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se.

A epilepsia é um dos transtornos crônicos mais importantes da infância. Cerca de 50% dos pacientes apresentam o problema antes dos cinco anos e 75% antes dos vinte.

Dr. Fernando explica que em crises de ausência, a pessoa apresenta-se “desligada” por alguns instantes, podendo retomar o que estava fazendo em seguida. Em crises parciais simples, o paciente experimenta sensações estranhas. Ele pode sentir um medo repentino, um desconforto no estômago, ver ou ouvir de maneira diferente, distorção do corpo ou movimentos descontrolados. Após o episódio a pessoa pode apresentar confusão mental. Em crises generalizadas, o paciente primeiro perde a consciência e cai. Existem, ainda vários outros tipos de crises.

Para se ter um diagnóstico confirmado da epilepsia é necessário escutar a história clínica do paciente e o auxilio de exames complementares, como eletroencefalograma e Ressonância Magnética do crânio.

Depois do resultado dos exames começa o tratamento que é desenvolvido de forma diferenciada para cada tipo de paciente. Na maioria dos casos são administrados medicamentos e uma alimentação especial.

“As crises quando não controladas, podem acarretar uma imagem negativa na rotina e vida social da criança ou adulto jovem, impedindo o seu desenvolvimento de estilo de vida saudável. Além disso, a falta do diagnóstico precoce e tratamento correto podem agravar o quadro clínico”, conclui Dr. Fernando.

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP)

Relações Públicas/Marketing

 

Últimas Notícias

Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão
Doença de Dupuytren: conheça as caraterísticas e como voltar a movimentar todos os dedos da mão As pessoas mais propensas a desenvolver a patologia são as do sexo masculino, principalmente entre 40 a 60 anos. 06/08/2019 Leia mais
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna
Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna Dependendo da raiz acometida a dor pode se irradiar por distintas partes no membro superior. 29/07/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames