OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Notícias

A eficiência dos fixadores externos para o tratamento ortopédico.

28/11/2017Ortopedista explica que os fixadores externos são aparelhos que se fixam ao osso através de pinos e fios metálicos.

A eficiência dos fixadores externos para o tratamento ortopédico.

Sofrer uma lesão ortopédica proporciona para o paciente algumas inseguranças, principalmente quando usados nos procedimentos cirúrgicos materiais que o paciente não está familiarizado, como os fixadores externos.

De acordo com o Ortopedista e Traumatologista da Ortoimagem, Dr. Rodrigo Menezes de Oliveira, existem questionamentos por parte dos pacientes e familiares sobre o que são os fixadores externos, quais os cuidados e quanto tempo de tratamento.

 O Ortopedista explica que os fixadores externos são aparelhos que se fixam ao osso através de pinos e fios metálicos. “Eles ficam aparentes ao longo do segmento do corpo. Podem ser utilizados em qualquer segmento corporal, mas os principais locais são perna, coxa, braço e bacia”, diz.

A indicação clínica dos fixadores externos está associada a fixação de fraturas em pacientes politraumatizados, fraturas antigas não consolidadas, correção de deformidades congênitas ou adquiridas após trauma, em casos de infeção óssea e alongamento ósseo. Dr. Rodrigo acrescenta que a eficiência dos fixadores externos se baseia no fato de alcançar a estabilização óssea com mínima agressão aos tecidos moles que circundam a fratura (pele e músculos). “Permitem consolidação óssea mais rápida”, afirma.

O Ortopedista explica que existem muitos tipos de fixadores externos, com vários formatos e fabricados com diferentes materiais como: liga de aço, alumínio e fibra de carbono. O mais utilizado por Dr. Rodrigo é do tipo circular de “Ilizarov”, popularmente conhecido como “gaiola”, porque segundo o especialista, ele permite tratar uma variedade de patologias ortopédicas, podendo ser montado em diversas configurações e se adaptar a várias partes do corpo.

A colocação dos fixadores externos é realizada somente em centro cirúrgico com o paciente anestesiado. Todo o procedimento cirúrgico é planejado e utilizado exames de imagens como as radiografias.

Um dos principais medos dos pacientes depois do procedimento cirúrgico é como será a sua rotina com o uso dos fixadores externos. O Ortopedista esclarece alguns cuidados que devem ser seguidos: no primeiro dia após a cirurgia, para o alívio da dor, o paciente deverá permanecer com a parte do corpo afetada elevada. A partir do segundo dia é estimulado a deambular com auxílio de muletas, realizar curativos diariamente e depois da retirada dos pontos fazer a higienização dos pinos e fios metálicos durante o banho. Os ajustes do aparelho também devem ser realizados pelo paciente em casa. O especialista acrescenta que o entendimento destes ajustes por parte do paciente ou seus familiares é essencial para o sucesso do tratamento.

O resultado do tratamento será alcançado quando ocorrer a consolidação óssea e a deformidade for corrigida ou a diferença de comprimento dos membros for eliminada. “É importante destacar que o objetivo principal do tratamento é o retorno da função da parte do corpo afetada”, diz Dr. Rodrigo.

Imagens da Notícia

  • Imagem

Últimas Notícias

Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores
Síndrome da Banda Iliotibial: lesão que atinge principalmente os corredores A Síndrome da Banda Iliotibial é o termo designado para dor na região lateral do joelho. 02/12/2019 Leia mais
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento A Vasculite é uma patologia onde existe uma inflamação dos vasos sanguíneos. 14/11/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames