Dor ciática: saiba como identificar e tratar a inflamação

Compartilhar em:

Queimação, fisgadas, dormência, falta de sensibilidade e dor nas pernas, que aumentam gradualmente atingindo a coluna lombar, são os sintomas mais comuns da dor ciática. Para conhecer as causas e evitar o desenvolvimento dessas sintomatologias, especialistas alertam sobre alguns cuidados.

Segundo o Ortopedista e Traumatologista, especialista em cirurgia da coluna vertebral da Ortoimagem, Dr. Martins Back Netto, as pessoas sedentárias em geral são as mais propensas a desenvolver a dor ciática. Outros hábitos como postura inadequada, movimentos repetitivos, excesso de peso e atividades de grande esforço físico contribuem também para o desenvolvimento da dor.

É importante destacar que a dor ciática não é propriamente uma doença, mas sim, um sintoma de que algo errado está acontecendo com seu corpo. De acordo com Dr. Martins, as causas para a compreensão do nervo ciático e o consequente surgimento de processos dolorosos pode estar relacionado a: hérnia de disco, osteoartrite, síndrome do músculo piriforme, estenose da coluna lombar, deformidades e tumores.

Para se chegar a um diagnóstico preciso o Ortopedista e Traumatologista, Dr. Phelipe Menegaz, que também faz parte da equipe de especialistas em cirurgia da coluna vertebral da Ortoimagem, explica que o paciente precisa ser avaliado por um médico ortopedista ou neurocirurgião e através da história clínica, avaliação física e exames complementares como: radiografias da coluna e ressonância magnética se chegará a uma confirmação da causa da compressão das raízes envolvidas, além de saber em que nível da coluna o nervo está sendo comprimido.

Dr Phelipe explica que o tratamento inicial de casos de ciatalgia aguda começa com repouso relativo, utilização de analgésicos simples, anti-inflamatórios e fisioterapia, afim de melhorar a mobilidade e fortalecimento. Para os pacientes que não apresentaram nenhuma melhorar com o tratamento conservador, sugere-se infiltrações na coluna, buscando alívio sintomático das dores até que a causa da compressão seja resolvida. “Em torno de 10% a 20% dos pacientes necessitarão de alguma intervenção cirúrgica”, diz Dr.Phelipe.

Depois do tratamento vem a preocupação do paciente de não sentir mais a dor. Para isso, alguns hábitos devem ser modificados. Dr. Phelipe apresenta algumas recomendações como: manter o peso adequado para evitar sobrecarga para a coluna, não fumar, pois o tabagismo contribui para desenvolvimento da discopatia degenerativa. Para as profissões que exigem maior esforço da coluna é essencial que o trabalhador siga as recomendações de segurança do trabalho e a realização de atividade física regular. É importante fortalecer e alongar a musculatura, promovendo melhor condicionamento físico e combate ao estresse além de essencial para evitar novas crises de dor.

Os exercícios mais recomendáveis para os pacientes que já sofreram com dor ciática são: exercícios aeróbicos de baixo impacto (caminhada, ciclismo natação), exercícios de fortalecimento abdominal, paravertebral e alongamento da musculatura dos membros inferiores. Alguns exercícios da musculação devem ser evitados como leg press e agachamento com peso.

Se você tem algum sintoma compatível com os descritos nesta reportagem não se auto medique, procure um Ortopedista.