OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Dr. Willian Nandi Stipp

Dr. Willian Nandi Stipp

Ortopedia e Traumatologia

Publicações

Síndrome do Impacto do Ombro pode causar dor intensa e perda de força

01/08/2019Os sintomas dessa patologia é dor no ombro, geralmente de início lento e progressivo, com piora à noite

Síndrome do Impacto do Ombro pode causar dor intensa e perda de força

Dores constantes nos ombros, braços e a perda da força para segurar objetos ou executar alguma atividade, podem estar relacionados aos sintomas de uma doença bem comum nos consultórios dos Ortopedistas, a Síndrome do Impacto do Ombro.

Por possuir uma anatomia articular complexa, instável e de grande mobilidade, o ombro fica suscetível a várias lesões, a Síndrome do impacto é a mais comum delas em adultos de 40 a 50 anos.

O ombro é formado por três ossos: a escápula, clavícula e o úmero e por um grupo de músculos chamado manguito rotador – supra espinhal, infra espinhal,  subescapular e redondo menor.

Segundo Dr. Willian Nandi Stipp, Ortopedista e Traumatologista, especialista em cirurgia de ombro da Ortoimagem, o desenvolvimento da Síndrome do Impacto pode acontecer porque o espaço entre a cabeça do úmero e o acrômio, teto do ombro, onde se localizam os tendões e músculos, é muito apertado e quando algumas pessoas realizam movimentos repetitivos com os ombros causam a lesão parcial ou total, sendo o mais atingido o tendão do músculo supra espinhal, responsável por levantar o braço.

“A Síndrome do Impacto é, portanto, o atrito que ocorre entre os tendões do ombro, que são chamados de manguito rotador, e as estruturas: ósseas e ligamentares ântero-superiores do ombro (Acrômio, ligamento coracoacromial, coracóide e articulação acromioclavicular)”, diz Ortopedista.

Os sintomas dessa patologia é dor no ombro, geralmente de início lento e progressivo, com piora à noite. A elevação do braço também pode apresentar secundariamente fraqueza e limitação dos movimentos.

O Ortopedista explica que para auxiliar no diagnóstico solicita-se exames complementares como Radiografia simples que é de extrema utilidade para avaliar a parte óssea. Também pode-se solicitar Ultrassonografia e a Ressonância Magnética para avaliar as partes moles e a presença de outras patologias.

Para o tratamento, orienta-se começar o quanto antes para evitar problemas futuros, como: incapacidade física, limitação para as atividades laborais e evoluir ao longo do tempo para a ruptura do manguito rotador.

O início do tratamento envolve mudanças nas atividades, uso de medicações analgésicas e anti-inflamatórias, gelo local e fisioterapia. “É importante o afastamento temporário o a diminuição de movimentos que nitidamente causam dor”, afirma Dr. Willian.

Não obtendo resultado com o tratamento conservador, indica-se procedimento cirúrgico. “A cirurgia é atualmente realizada por via artroscopia sob anestesia geral. A técnica é minimamente invasiva, pouco dolorosa e com um ótimo resultado”, conclui.

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP) 

Relações Públicas/Marketing

Imagens da Publicação

  • Imagem

Últimas Publicações

Especialista alerta sobre os cuidados com o ombro durante as atividades físicas
Especialista alerta sobre os cuidados com o ombro durante as atividades físicas Atividades de alto rendimento não devem ser realizados por iniciantes e pacientes que não estejam preparados e fisicamente condicionados. 01/08/2019 Leia mais
Epicondilite lateral: conheça os sintomas e como tratar a lesão que acomete os atletas e outros profissionais
Epicondilite lateral: conheça os sintomas e como tratar a lesão que acomete os atletas e outros profissionais O Ortopedista explica que a causa da doença pode estar relacionada a um condicionamento físico ruim ou inadequado. 01/08/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames