OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Dr. Phelipe de Souza Menegaz

Dr. Phelipe de Souza Menegaz

Ortopedia e Traumatologia

Publicações

Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna

14/08/2019Dependendo da raiz acometida a dor pode se irradiar por distintas partes no membro superior.

Dor nos membros superiores pode estar relacionado a problemas na coluna

Se você está sentindo dor cervical que se irradia para os membros superiores e apresenta perda de força, ou dormência associada, estes sintomas podem estar relacionados à Radiculopatia Cervical. Dependendo da raiz acometida a dor pode se irradiar por distintas partes no membro superior, por isso é importante que você fique atento ao trajeto de irradiação da dor.

Segundo Dr. Phelipe de Souza Menegaz, Ortopedista e Traumatologista, especialista em cirurgia da coluna vertebral da Ortoimagem, a Radiculopatia é caracterizada pela lesão ou comprometimento de um ou mais nervos que saem da coluna vertebral, levando ao surgimento de dor, formigamento, sensação de choque e fraqueza dos membros, como acontece na dor pelo comprometimento do nervo ciático, por exemplo.

As principais causas estão relacionadas às doenças degenerativa da coluna. De acordo com o ortopedista entre as patologias estão: hérnia de disco cervical, hipertrofia facetaria e formação de osteófitos (esporões) e cistos articulares, que também são causas degenerativas de compressão. “Além das causas degenerativas temos também as de origem tumorais e aquelas relacionadas aos traumatismos da coluna cervical”, diz.

Dr. Phelipe explica que o diagnóstico é realizado através da história clínica do paciente, exames por imagem, como raio-x e ressonância magnética da coluna cervical. Importante destacar que através dos exames é possível identificar o fator causador da compressão do nervo.

Depois de confirmada a origem da doença, inicia-se o tratamento clínico, com o uso de medicamentos e fisioterapia. Em casos de perda de força significativa ou déficit neurológico progressivo se faz necessário um tratamento mais intenso, que consiste da realização de infiltrações com medicações no espaço epidural.

“É importante lembrar que a história natural da Radiculopatia Cervical é benigna e tem resolução espontânea na maioria das vezes. Caso o paciente tenha sido submetido ao tratamento clínico durante 6 a 12 semanas e não esteja apresentando melhora ou esteja piorando o tratamento cirúrgico estará indicado”, diz.

O Ortopedista alerta quanto aos cuidados com a coluna, mesmo que sem sempre é possível prevenir hérnias discais ou doenças degenerativas da coluna, mas existem algumas medidas que podem diminuir o risco, entre elas estão: levantar pesos de forma correta – dobrar os joelhos e manter as costas retas usando a força dos músculos das pernas para ajudar segurar cargas; manter um peso saudável – peso excessivo coloca mais pressão sobre a coluna; ter boa postura – com relação à coluna cervical – evitar deixar o pescoço flexionado por períodos prolongados enquanto usa o celular; fazer exercícios regularmente tentando equilibrar atividades de força, flexibilidade e também aeróbica.

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP) 

Relações Públicas/Marketing

Imagens da Publicação

  • Imagem

Últimas Publicações

Dor na perna, formigamento e dormência podem indicar Estenose do Canal Lombar
Dor na perna, formigamento e dormência podem indicar Estenose do Canal Lombar A Estenose do Canal Lombar refere-se ao estreitamento do canal ao nível da coluna por onde passam os nervos. 14/08/2019 Leia mais
Cirurgia da coluna vertebral: conheça o que é mito ou verdade
Cirurgia da coluna vertebral: conheça o que é mito ou verdade Tratamento da coluna vertebral por intervenção cirúrgica ainda gera dúvidas sobre seus benefícios e efeitos colaterais. 14/08/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames