OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Dr. Glauco Schmitt

Dr. Glauco Schmitt

Reumatologia

Publicações

Lúpus: conheça os sintomas e como tratar

15/08/2019O Lúpus é uma doença relacionada à autoimunidade, crônica e inflamatória que pode acometer vários órgãos e sistemas.

Lúpus: conheça os sintomas e como tratar

Alterações na pele, dores difusas e alterações no sangue podem ser mais do que aparentam. Em alguns casos podem ser os primeiro sinais de um quadro reumatológico.

 

O Lúpus é uma doença relacionada à autoimunidade, crônica e inflamatória que pode acometer vários órgãos e sistemas. São vários os possíveis fatores causadores da doença, que apesar de intimamente ligados à imunidade, relacionam-se também com fatores hormonais, ambientais e infecciosos.

 

De todas as suas manifestações, a forma sistêmica é a mais grave, tendo predileção pelo comprometimento dos rins, pulmão, coração e sistema nervoso central.

De maneira bastante comum atinge a pele, principalmente após momentos em que ocorre exposição ao sol, gerando entre várias possíveis alterações a tão conhecida lesão no rosto em formato de Asa de borboleta.

 

Apesar de possuir exames altamente sugestivos, não existem manifestações ou testes laboratoriais exclusivos para identificar a doença, dificultando o diagnóstico. Atualmente, os critérios mais utilizados são a avaliação de lesões sugestivas, tanto cutâneas quanto em outros sistemas, principalmente quando não tem outra causa aparente.

 

Para o tratamento é fundamental seguir orientações como: proteção solar, dieta balanceada e adequada para a prevenção de osteoporose e o tratamento das demais doenças associadas. A atividade física, evitar tabagismo ou alcoolismo também são orientações gerais.

O uso de medicamentos deve ser avaliado para cada tipo de paciente e dependerá dos órgãos ou sistemas acometidos, assim como da gravidade dos mesmos.

 

Até o momento não existe forma adequada de prevenção da doença, principalmente por ainda não se conheceremos principais mecanismos que levam as anormalidades imunológicas.

Ainda hoje, a principal maneira de evitar a evolução da doença ou que a mesma tenha um desfecho adequado é fundamental o acompanhamento regular.

 

 

 

 

Últimas Publicações

Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento A Vasculite é uma patologia onde existe uma inflamação dos vasos sanguíneos. 19/08/2019 Leia mais
Artrite Psoriásica: Um  outro olhar sobre a Psoríase
Artrite Psoriásica: Um outro olhar sobre a Psoríase A artrite psoriásica é uma doença articular inflamatória que muitas vezes é associada à psoríase cutânea. 15/08/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames