OrtoImagem - Centro de Ortopedia e Imagem - Tubarão/SC

Dr. Glauco Schmitt

Dr. Glauco Schmitt

Reumatologia

Publicações

Artrite Reumatóide atinge quase um milhão de pessoas no Brasil.

15/08/2019A Artrite Reumatóide é uma doença autoimune, inflamatória, sistêmica e crônica.

Artrite Reumatóide atinge quase um milhão de pessoas no Brasil.

Ainda hoje não é conhecida uma maneira eficaz de prevenção à Artrite Reumatóide, sendo o diagnóstico precoce e o tratamento adequado o método mais importante para prevenir os danos nas articulações.

A Artrite Reumatóide é uma doença autoimune, inflamatória, sistêmica e crônica, caracterizada por sinovite periférica, em especial das mãos, e por diversas manifestações extra-articulares.

É uma doença bastante frequente, demonstrando em pesquisa realizada em 2004 uma prevalência de 0,46% da população, ou seja, quase um milhão de pessoas.

De acordo com o Reumatologista da Ortoimagem, Dr. Glauco Schmitt as causas da Artrite Reumatoide não são conhecidas, mas muito se avançou nos últimos anos. Hoje, sabe-se que existe uma forte influência genética, mas muitos fatores decorrentes da exposição ambiental, como tabagismo e infecções periodontais contribuem com a doença.

Os sintomas são variáveis quanto a sua apresentação. O Reumatologista explica que a forma mais comum é o acometimento de múltiplas articulações, em especial das mãos, que encontram-se inchadas, vermelhas, quentes e doloridas. Mas a patologia também atinge os cotovelos, ombros, joelhos e pés. “É bastante comum que pela manhã ou após períodos de longa inatividade as articulações estejam duras e difíceis de mexer”, diz.

Pode chegar-se ao diagnóstico com histórico clínico e exames complementares. “Nenhum exame isoladamente, seja laboratorial, de imagem ou histopatológico, estabelece o diagnóstico”, afirma Dr. Glauco.

É importante que o paciente procure o mais rápido possível por tratamento, uma vez que a terapia medicamentosa intensiva iniciada precocemente previne danos estruturais, melhorando a movimentação das articulações. Outros métodos de prevenção e tratamento são: exercício físico regular, terapia ocupacional, órteses, fisioterapia e terapia psicológica de forma individualizada.

Dr. Glauco acrescenta que sem tratamento adequado, a doença pode avançar progressivamente, determinando deformidades e dificuldade para realizar mesmo as atividades diárias, decorrentes em especial das irreversíveis erosões articulares.

 

Francine Germano de Andrade

Jornalista (SC 4381 JP) 

Relações Públicas/Marketing

Imagens da Publicação

  • Imagem

Últimas Publicações

Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento
Vasculite: conheça os tipos e a importância do tratamento A Vasculite é uma patologia onde existe uma inflamação dos vasos sanguíneos. 19/08/2019 Leia mais
Artrite Psoriásica: Um  outro olhar sobre a Psoríase
Artrite Psoriásica: Um outro olhar sobre a Psoríase A artrite psoriásica é uma doença articular inflamatória que muitas vezes é associada à psoríase cutânea. 15/08/2019 Leia mais

Como agendar sua consulta

Consulte a disponibilidade de nossos especialistas e agende uma consulta.


Contato telefônico

(48) 3631-1400 | (48) 3631-1401


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Na hora marcara, dirija-se a Ortoimagem. Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Não está incluso no valor da consulta os exames por imagem e procedimentos realizados na sala de gesso.


Meus Exames

Como agendar seu exame

Agenda seu exame com um de nossos colaboradores.


Contato telefônico

(48) 3631-1413 | (48) 3631-1433


Nosso endereço

Rua Padre Bernado Freuser, 228 - Tubarão / SC


Horário de agendamento

08:00 às 18:00 - sem fechar ao meio-dia


Nossa equipe ficará feliz em recebê-lo(a).


Atenção!

Horário diferenciado para realização dos exames de Ressonância Magnética

Segunda a sexta-feira

07:00 às 23:00 - sem fechar ao meio-dia


Meus Exames